Alunos de Geografia do Polo Viana têm aula prática sobre estudos socioeconômicos


Por em 18 de November de 2022



Alunos do Curso de Geografia do Polo Viana tiveram aula prática da disciplina Estudos Socioeconômicos do Maranhão, ministrada pela professora Rosalva de Jesus dos Reis, na Fazenda Ibacazinho, à margem do rio Maracuzinho. O local era destino dos Jesuítas, região onde foram construídos engenhos, igreja e cemitério. Eles, também, fizeram uma trilha às margens do Rio Maracuzinho, atravessando área de campo até a Fazenda da Santa (antigo engenho). Nessa etapa contou-se com a participação do professor Pedro Castro, historiador e morador do município. Além disso, estiveram no Centro Histórico de Viana, com destaque para a Catedral N.S. da Conceição, o conjunto arquitetônico com novas funções ou em ruínas e moradias com estilos internos diferenciados. No trajeto pelo Centro Histórico, o grupo contou com as explicações da professora Leila Maria Corrêa Cidreira Cutrim, historiadora e Coordenadora do Polo Viana.

O objetivo da aula foi observar aspectos que destacam a importância da região de Viana no processo de ocupação do Maranhão, a partir da colonização portuguesa e sua evolução político-administrativa e econômica.

“Viana e região integraram a Frente de “Ocupação” do Maranhão empreendida pelos colonizadores portugueses, a partir de 1615. A chamada Frente do Norte ou Frente do Litoral foi pautada na utilização dos rios para adentrar ao território. Entre eles, o rio Mearim; na implantação da monocultura em grandes propriedades rurais; na utilização mão-de-obra escravizada; no contato desarmônico com os indígenas Guajajaras, antigos habitantes da região; e na parceria com a



Últimas Postagens