Programa Ensinar transformando vidas de famílias
Por Paula Lima em 7 de December de 2022
O Programa Ensinar – Programa de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão foi implantado no ano de 2016, com o objetivo de formar professores para o exercício da docência na educação básica a partir de conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, de conceitos e princípios desenvolvidos na construção e apropriação de valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento em um diálogo constante entre diferentes visões de mundo, visando fortalecer a política de formação docente para a educação básica no Estado do Maranhão.
Desde que foi implantado vem cumprindo a sua missão e transformando milhares de vidas de famílias inteiras. Vamos conferir algumas histórias, que merecem total atenção.
Luís Eduardo e Luís Felipe
Os irmãos gêmeos estudaram juntos e escolheram o mesmo curso, Geografia.
“Quando vimos essa oportunidade pensamos, vamos fazer Geografia, que vai dar tudo certo. Um curso muito interessante, conhecemos nossa região, nossa realidade e pesquisar, fazer propostas e intervenções na nossa própria cidade. Fazer o que gosto junto com meu irmão é gratificante, batalhamos, colocamos o nosso melhor e agora é não ficar parado, vamos buscar mais formação e conhecimento e ser orgulho da nossa cidade”, disse Luís Felipe.
Para Luís Eduardo, “o sentimento é de gratidão, uma emoção, pois sempre nos incentivamos, buscamos chegar até o fina, porque sabíamos que a vitória ia vim e chegou o grande dia. E só temos a agradecer a UEMA pela oportunidade de ofertar cursos na nossa cidade, não é fácil sair e estudar fora, a Universidade vindo até aqui foi muito importante”.
Eluana Cunha e Mayckson Lohan
Mãe e filho se formaram juntos. Ela no curso de Pedagogia e ele no curso de Letras.
“Estudamos juntos, fizemos vestibular juntos e conseguimos chegar até o final juntos. Mesmo com a pandemia, conseguimos. Muita emoção. Dois sonhos sendo realizado. E o melhor é que já estamos trabalhando na nossa área, fazendo o que gostamos. Estamos realizados”, destacou Eluana.
“Uma sensação de gratidão, primeiro pela UEMA por estar concluindo o curso, por ter tido bons professores que me ajudaram a chegar até aqui. Ainda mais cursando juntinho com a minha mãe. Isso é gratificante! Pretendemos seguir adiante com a pós-graduação e mestrado”, disse Mayckson.
Juliana Alves e Maria Félix
Mãe e filha se formam juntas no curso de Pedagogia. Elas falaram um pouco como foi seguirem juntas até o tão sonhado dia da formação.
“Foi a realização de um sonho o curso o nível superior e uma honra receber essa formação pela UEMA e de forma muito emblemática e especial pra gente, porque somos mãe e filha e foi desafiador ao longo desses 5 anos cursar essa graduação. Tivemos uma pandemia extremamente complexa. Mas é indescritível a sensação”, realçou Juliana.
“A palavra é gratidão, porque tivemos muitos percalços. Minha filha foi peça fundamental para que eu conseguisse chegar até o final. Eu já havia tentado antes e não consegui, mas graças a Deus deu tudo certo. Esse diploma não pertence só a mim, mas a toda a minha família, porque a família é a base, obrigada por tudo”, destacou Maria.