Alunos de Ciências Biológicas do Polo Paraibano realizam exposição sobre parasitos causadores de Helmintíases


Por em 27 de April de 2023



Alunos do Curso de Ciências Biológicas do Polo Paraibano realizaram uma exposição intitulada “Modelos Didáticos sobre Parasitos causadores de Helmintíases”, sob a supervisão da professora Juliana Maria Trindade Bezerra, que ministra a disciplina Parasitologia Básica.

O objetivo foi estimular os discentes a conhecer de forma aprofundada as principais Helmintíases, por meio da construção de Modelos Didáticos e explanação sobre parasitos, seus respectivos ciclos biológicos e profilaxia das doenças parasitárias causadas por eles, à comunidade de Paraibano.

O momento aconteceu na Escola Municipal Dr. Adonias Lacerda, onde os alunos expuseram as principais doenças de interesse parasitológico da área da Helmintologia: teníase e cisticercose, esquistossomose, ascaridíase, enterobíase e filariose. Foram montados stands e distribuídos folhetos aos visitantes da exposição, com informações relevantes e úteis sobre a profilaxia dessas doenças.

Na ocasião, foram convidados discentes e professores dos cursos de Licenciatura em Química e Física, que também estavam presentes na escola, bem como a comunidade de Paraibano, para presenciarem a explanação dos responsáveis.

“É importantíssimo disseminar conhecimento, em especial quando este pode ser aplicado no dia a dia das pessoas, a exemplo das parasitoses causadas por helmintos. Essa proposta, além de fortalecer a aproximação dos discentes do curso, dos conhecimentos da disciplina, faz com que estes possam ser multiplicadores dessas importantes informações à comunidade estudantil e à população em geral, no que tange especialmente à forma correta de evitar essas doenças. Adicionalmente, uma vez que os discentes criam seus modelos didáticos, estão exercitando sua criatividade e tornando o exercício do ensino ainda mais prazeroso e acessível. Era perceptível o brilho nos olhos dos alunos ao desenvolverem a atividade proposta. Todos muito comprometidos”, disse a Profa.Juliana.

Para a aluna Lara Beatriz Oliveira, foi um enorme aprendizado ter participado desse momento de partilha de conhecimento. “Momento único desde a confecção de todos os materiais didáticos apresentados, o envolvimento da turma, a dedicação da querida professora Juliana em nos auxiliar durante todo o processo. Temo o sentimento de dever cumprido e com a responsabilidade de transmitir todos os conhecimentos adquiridos de uma temática tão relevante que são os helmintos e as doenças causadas por eles, que são tão comuns e tão pouco esclarecidas para os que mais precisam entendê-las”, destacou ela.

De acordo com a aluna Sandra Pereira Muniz, a experiência da exposição das helmintíases trouxe um aprendizado significativo, pois foi muito boa a interação em equipe, algo divertido no processo, o que deixou o trabalho leve e proveitoso. “É prazeroso poder acompanhar gradativamente nossos resultados e ver surpreendentemente o de nossos colegas. Deram um show de criatividade, explanaram todos os temas com entusiasmo de forma objetiva, prática, levando o conhecimento aos expectadores sem dificuldade”, realçou Sandra.

Por Paula Lima



Últimas Postagens