Alunos de Letras do Polo Alcântara mergulham na literatura, cultura e arte da comunidade quilombola de Itamatatiua
Por Paula Lima em 19 de April de 2023
Alunos do Curso de Letras do Polo Alcântara tiveram aula de campo na disciplina Teoria Literária, ministrada pela professora Jeanne Ferreira. Em sala de aula discutiram o conceito de Arte, arte literária e estética literária. Partindo dessas primeiras conversas surgiu a ideia de (re) conhecer a arte local e sua relação com a história e a literatura de Alcântara.
Na ocasião, eles passearam pela literatura, cultura e arte nas cantigas do Divino, na batida das caixeiras e nas mãos das artesãs de Itamatatiua, comunidade Quilombola de Alcântara.
Segundo a professora Jeanne, o objetivo foi interagir com a produção artística e cultural da comunidade escolhida, com intuito de promover a valorizar a força dessa comunidade como patrimônio da cultura maranhense.
“A ideia de conhecer a comunidade partiu dos alunos, pois durante as aulas de teoria literária foram motivados a reconhecer e refletir sobre o conceito de arte, de cultura e arte literária. A visitação e todas as atividades decorrentes dela foram imprescindíveis para ampliar os horizontes e a percepção deles sobre a riqueza cultural, que eles vivenciam e que por vezes não recebe o devido valor. Certamente a experiência vai motivá-los a multiplicarem entre, seus alunos, o interesse em conhecer e vivenciar mais a cultura local”, explicou ela.
Para o aluno Nailton Lobato, a vivência foi enriquecedora. “O contato com os elementos culturais, saberes e fazeres de uma comunidade em que aflora sua ancestralidade por meio da transmissão dos conhecimentos adquiridos por gerações. Carregado por mulheres protagonistas desse enredo envolvente que ao mesmo tempo retrata o drama de que essa cadeia produtiva de saberes, seja quebrada por falta de interesse da juventude em se ver nesse processo e se orgulhar da singularidade de sua região, e de seu povo”, destacou ela.
Por Paula Lima