Alunos de Geografia do Polo Presidente Médici têm aula de campo sobre climatolologia
Por Paula Lima em 14 de June de 2023
No último final de semana, alunos do Curso de Geografia do Polo Presidente Médici tiveram aula de campo sobre Climatologia, disciplina ministrada pelo professor Carlos Henrique Santos. O objetivo foi analisar as relações entre os elementos e fatores climáticos com ênfase na compreensão das interrelações entre clima/tempo e cidade e associar a teoria à prática, possibilitando trocas de experiências entre alunos e professor.
Eles visitaram o Morro do Outeiro e Cidade de Presidente Médici. Durante os percursos os alunos foram instruídos ao pensamento crítico, ao conhecimento e interrelações entre os elementos, fatores e dinâmica climática. Através de aplicativos foi possível a mensuração de determinados elementos do clima (temperatura, pressão atmosférica, ventos, umidade do ar, nebulosidade)e interrelação entre樂威壯
a altitude, continentalidade e maritimidade, vegetação, solos, relevo e intervenção antrópica no clima.
De acordo com o professor Carlos Henrique, a aula de campo é uma prática científica eficiente e necessária para os estudantes do curso de Geografia, pois permite aos alunos o conhecimento e o entendimento da disciplina que estão cursando e com isso compreender as日本藤素
relações climáticas e temporais.
“Esta prática de estudo em campo proporciona uma visão ampla e diversificada, com isso os estudos associam o teórico ao prático e passam a contribuir para a interpretação dos elementos, fatores e dinâmicas do clima, os quais foram bem analisados no percurso realizado no município de Presidente Médici”, disse ele.
A aluna Kátia Cilene destacou que o trabalho de campo é um recurso metodológico de grande relevância no ensino da Geografia, pois permite ao aluno aliar a teoria à prática e com isso observar, interpretar, analisar, refletir e compreender a dinâmica do espaço geográfico.
“Com isso, o aluno pode analisar e se integrara esse processo, o que torna possível o aprendizado de climatologia de forma mais didática, o que nos leva a refletir e a produzir novos conhecimentos, ações e atitudes em torno dessa realidade observada, portanto, é uma atividade, um recurso que deve sempre haver nas aulas de Geografia”, ressaltou a aluna.
Por: Paula Lima