Programa Ensinar expande sua atuação em mais 28 novos polos
Por Paula Lima em 6 de May de 2024
O Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão assinou, nesta segunda (06), Termo de Cooperação Técnica e Acadêmica com os prefeitos dos seus 28 novos polos, expandindo, assim, a sua atuação para 50 municípios.
Dessa forma, o evento marcou a implantação e funcionamento do Programa nos seguintes municípios: Anajatuba; Anapurus; Araioses; Arari; Buriti; Cedral; Chapadinha; Governador Nunes Freire; Grajaú; Icatu; Loreto; Magalhães de Almeida; Mata Roma; Nova Olinda do Maranhão; Paraibano; Paulino Neves; Pirapemas; Presidente Dutra; Presidente Sarney; Santa Inês; Santa Luzia; Santa Luzia do Paruá; Santa Quitéria do Maranhão; Santa Rita; Santana do Maranhão; São Bernardo; São Mateus e Turiaçu.
O reitor Walter Canales citou a importância das parcerias com os munícipios para expansão do ensino superior. “A Uema se encontra de forma presencial, em 20 municípios, por meio dos seus campi. Mas, o Maranhão é um Estado muito grande e para que possamos atingir mais regiões, mais municípios, precisamos fazer parcerias com as prefeituras. E estamos aqui justamente para homologar esses acordos, que permite essa amplição do ensino superior. De mãos dadas os resultados virão no campo educacional e, em breve, teremos a oportunidade de ter frutos que vão desenvolver o Estado e melhorar a sua renda e os nossos índices educacionais”, disse o reitor.
Para a Coordenadora Geral do Programa Ensinar, Maria Goretti Cavalcante de Carvalho, esse foi um momento de renovação da continuidade do Programa. “Mais 28 municípios, totalizando 50. O governador nesse momento está entendendo que essa formação não é uma despesa e sim um investimento, porque nós enviamos para o mercado do ensino das escolas públicas muitos professores. Desde a turma de 2017, 2018 e 2022 nós lançamos cerca de 2.500 professores na rede, que estão atuando em todos os níveis da educação. Uns já fizeram seletivos e outros seguiram pelo mestrado e doutorado. Essa é uma resposta muito positiva, porque formamos profissionais qualificados”, afirmou.
O Vice-governador e Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, frisou que esse é mais um investimento do Governo do Estado na educação, dessa vez no ensino superior. “Cada vez mais o governador investe na Uema, de onde ele é egresso. E a expansão do Ensinar é de extrema importância para que possamos fazer a formação inicial dos professores, que atuarão na rede de educação municipal, estadual e privada e podem ser futuros professores da Universidade. A intenção do governador e do reitor Walter é expandir para o maior número de cidades possíveis. O intuito é tornar o Maranhão um Estado livre do analfabetismo, mas também um Estado que produz ciência, tecnologia e inovação”, enfatizou ele.
O Prefeito de Cedral, Fernando Cuba, ressaltou a satisfação em receber a Uema na cidade. “Já vínhamos lutando por um tempo e hoje é realidade no nosso município. Então, isso é de grande importância, porque contribui para o desenvolvimento da educação na nossa cidade. A satisfação é grande. Só tenho a agradecer”, frisou.
O Ensinar vem desempenhando um papel vital na transformação de vidas, cumprindo sua missão de capacitar educadores e contribuir para o avanço educacional e social do Estado do Maranhão.
Sobre o Programa Ensinar
Em outubro de 2016, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) lançou o Programa Ensinar, uma iniciativa que visa formar professores capacitados para atuar na educação básica, promovendo uma abordagem interdisciplinar e fundamentada em valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento. Desde então, o Ensinar tem desempenhado um papel fundamental na promoção da formação docente no Estado do Maranhão.
O objetivo primordial do Programa Ensinar é atender às demandas crescentes na formação docente para a educação básica, contribuindo para a melhoria dos indicadores sociais e educacionais do Estado do Maranhão. Além disso, busca proporcionar aos futuros educadores uma formação completa, abrangendo não apenas aspectos profissionais, mas também valores pessoais.
Atualmente, o Ensinar está presente em 50 polos e oferta os seguintes cursos: Ciências Biológicas Licenciatura; Ciências Sociais Licenciatura; Física Licenciatura; Geografia Licenciatura; História Licenciatura; Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas; Matemática Licenciatura; Pedagogia Licenciatura; Química Licenciatura.
Desde sua implantação em 2016, o Programa Ensinar tem cumprido sua missão, impactando positivamente a vida de milhares de estudantes em diversos polos que oferecem cursos. Ao longo de sua trajetória, evoluiu, sucedendo outros programas de formação docente, como o Programa de Capacitação Docente (PROCAD), o Programa de Qualificação Docente (PQD) e o Programa Darcy Ribeiro, que deu lugar ao Ensinar em 2016.
Por: Paula Lima
Fotos: Wanessa Dias