Alunos de Ciências Biológicas do Polo Santa Inês realizam Café Sociológico com foco em Émile Durkheim e Louis Althusser


Por em 20 de June de 2024



Alunos de Ciências Biológicas do Polo Santa Inês realizaram Café Sociológico, com o tema “impactos da escola na sociedade e os perigos da reprodução ideológica na perpetuação das desigualdades sociais”, partindo do ponto de vista de Émile Durkheim e Louis Althusser. O momento fez parte da disciplina Sociologia da Educação, ministrada pela Profa. Ma. Maria Cardoso e Silva.

O objetivo foi integrar os acadêmicos no processo educacional com base na reflexão sociológica a partir das concepções de Émile Durkheim (educação como integração social) e Louis Althusser (educação como Aparelho Ideológico de Estado), com vistas a uma nova forma de pensar a sociologia, além de estimular a participação ativa nos desenvolvimentos de práticas cognitivas que contribuam para sua formação acadêmica e profissional.

Na ocasião, os alunos se caracterizaram de Émile Durkheim (Cleberton Morais Rabelo Silva) e Louis Althusser (João Pedro de Araújo Sousa Almeida), e por meio de um diálogo/reflexão colocaram em debate a educação voltada para a ideologia das classes dominante e as consequências de tal educação na discrepância social e econômica. A ideia não foi apenas aprofundar o conhecimento teórico, mas também fomentar um espaço de debate crítico e de construção coletiva de conhecimento, contribuindo para a formação de cidadãos mais informados e críticos diante das dinâmicas sociais contemporâneas.

“O Café Sociológico foi sem dúvida de grande relevância no sentido de ampliar os conhecimentos dos alunos, bem como refletirem de forma significativa sobre a importância do estudo sociológico no fenômeno educativo. Dessa forma, os alunos puderam compreender sobre as concepções de cada sociólogo, os fenômenos educativos para assim aplicar na sua prática profissional. Portanto, a ideia surgiu na perspectiva de possibilitar aos alunos uma visão ampla sobre a sociologia e sua importância para a formação de futuros educadores, onde os mesmos tivessem uma formação integral compreendendo não só a teoria, mas que os mesmos tivessem clareza na aplicabilidade dessa ciência em diversos contextos sociais  de forma interdisciplinar”, disse a professora Maria.

Para o aluno Cleberton Moraes, o momento “permitiu que pudéssemos conhecer a visão sociológica de Durkheim e Althusser, onde cada um dos pensadores traz abordagens distintas em relação ao indivíduo na sociedade, cada qual de acordo os eventos singulares a sua época, onde Durkheim demonstra um perfil social conservador, pautado na ordem, no respeito à instituição escola e promove o fato social como o principal objeto de estudo, sendo a educação um fato social essencial para a formação do indivíduo e adequação social”.

De acordo com o aluno João Pedro de Araújo, “o Café Sociológico trouxe à luz através dos pensamentos dos teóricos Émile Durkheim e Louis Althusser, a necessidade humana de buscar o aprendizado de forma crítica, transformar o contexto escolar em um ambiente libertador, onde cada aluno possa tornar-se o protagonista de seu conhecimento. A análise do nosso contexto educacional fica registrado no evento a essencialidade da inclusão para a formação do ser humano, observando suas especificidades, garantindo uma educação qualitativa e equitativa”.

A acadêmica Ana Paula Moraes Nascimento destacou que a realização do debate foi de extrema importância, pois promoveu um ambiente propício ao debate crítico e à reflexão coletiva sobre questões sociais contemporâneas. “Além disso proporcionou aos alunos, professores uma oportunidade única de transcender os limites das salas de aula, favorecendo a troca de ideias e a construção de conhecimento de forma interdisciplinar. E a interação direta entre os participantes, em um ambiente mais informal e acolhedor, estimula a participação ativa e a expressão de diferentes perspectivas, contribuindo para uma compreensão mais ampla e profunda dos fenômenos sociais”, ressaltou ela.

Ana Paula, ainda, complementou: “ao facilitar discussões sobre temas relevantes e emergentes na sociedade, um evento assim amplia o horizonte dos estudantes e promove a aplicação prática dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, pois a prática do diálogo e da escuta ativa desenvolve habilidades essenciais para a convivência democrática e para o exercício da cidadania. Em suma, esse momento, reforçou o compromisso da universidade com a formação integral dos alunos, preparando-nos para enfrentar os desafios e complexidades do mundo contemporâneo”.

Por: Paula Lima



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