Alunos de Ciências Biológicas dos polos Apicum-Açu e São Bento têm aula de campo sobre coleta de material botânico para herborização
Por Paula Lima em 21 de June de 2024
Os alunos do curso de Ciências Biológicas dos polos Apicum-Açu e São Bento tiveram uma aula de campo para coleta de material botânico para herborização, na disciplina de Biologia e Sistemática de Espermatófitas, ministrada pelos professores Rafael Sousa e Monique Ribeiro.
Em Apicum-Açu, os alunos estiveram no Sítio do Andico, onde inicialmente houve uma explicação sobre a biodiversidade vegetal e sobre a importância da herborização, que se trata de uma prática fundamental para a ciência botânica, a fim de estudar, documentar e desenvolver estratégias de conservação da diversidade vegetal.
Aos alunos foi demonstrada as técnicas de coleta, prensagem e montagem de exsicatas, e eles, em seguida, foram nas proximidades da área fazer coleta de exemplares de plantas floridas.
“A prática de campo na herborização é crucial para garantir a qualidade e a precisão das amostras coletadas, permitindo uma melhor compreensão da biodiversidade vegetal, as características morfológicas das espécies, até mesmo interações ecológicas e suas necessidades de conservação”, disse o Prof. Rafael.
Em São Bento, os alunos se organizaram em grupos e foram fazer coleta pelo campus e depois se direcionaram à fazenda escola onde fizeram trilhas, chegando as plantas e anotando suas característica como hábito, medido tamanho, cor da flor, presença de fruto, dentre outras características.
“Sempre bom associar o conteúdo visto em sala de aula com a prática. Desta forma os alunos conseguem colocar em prática os conceitos aprendidos. Além de ser uma forma lúdica e envolvente para todos compartilharem juntos o aprendizado”, destacou a Profa. Monique.
Para a aluna Rayane Ferreira, do Polo Apicum-Açu, “aulas de campo como essa são primordiais para os estudantes, cuja experiência, os retira do conhecimento superficial, encaminhando-os para um conhecimento mais específico, em que o aluno não só visualiza a imagem e faz anotações sobre a mesma, ele passa a ter a possibilidade de enxergar ao vivo e a cores a variedade florística de sua própria região”.
Ainda segundo Rayane, “tal iniciativa desperta não só a curiosidade sobre o que está sendo visto e dito, mas desperta também, o interesse sobre um mundo que é tão diferente do nosso, e ao mesmo tempo, tão parecido, esse, é o mundo das plantas”.
Para Carine Pinheiro, do Polo São Bento, a aula de campo foi muito interessante e proveitosa. “Tivemos a oportunidade de explorar e reconhecer plantas do grupo das angiospermas com base nos conhecimentos que adquirimos ao longo das últimas semanas, e, claro, contando com o auxílio da professora Monique que esteve esclarecendo nossas dúvidas quanto a esse grupo e nos orientou sobre a melhor maneira de coletarmos as amostras das plantas, pois o objetivo final é a montagem de exsicatas, que também é algo novo pra mim, pois eu ainda não tinha conhecimento sobre como é o processo de montagem e nem da sua importância como material de apoio para estudos sobre as espécies de plantas”, frisou.
Por: Paula Lima