Alunos de Geografia do Polo Coroatá visitam a cidade de Pedro II e o Parque Nacional de Sete Cidades no PI
Por Paula Lima em 26 de June de 2024
No último final de semana, os alunos do curso de Geografia do Polo Coroatá tiveram uma aula de campo na cidade de Pedro II e no Parque Nacional de Sete Cidades, no Piauí. A iniciativa foi do professor Claudio Eduardo de Castro, que ministra a disciplina Geomorfologia.
O objetivo foi proporcionar a percepção real do modelado geomorfológico, além de conhecer as geomorfologias distintas nos locais visitados e analisá-las em diferentes rochas.
A visita aconteceu na borda da escarpa da Ibiapaba, no morro do Gritador, em Pedro II. Em seguida os alunos seguiram até o garimpo de opala, um mineraloide de alto valor comercial em joalheria, formada sob condições muito especiais e, apesar do seu elevado teor em água, curiosamente, elas são encontradas em ambientes de regiões áridas e semi-áridas, como Pedro II, com chuvas sazonais.
Depois de Pedro II, eles foram ao Parque Nacional de Sete Cidades, onde puderam averiguar a estruturação de um relevo ruiniforme sobre a mesma formação arenítica, a Cabeças, em altitudes muito mais baixas, no reverso baixo da cuesta. Ali povos ancestrais às comunidades pré-cabralinas utilizaram os abrigos em rocha para marcar sua presença com pinturas vermelhas de óxido e ferro e óleo animal, sobre a rocha erodida pelas águas e ventos, que lhes proporcionou formações ímpares.
“A aula de campo foi valiosa para o conhecimento real da formação de relevo a partir de movimento de basculamento e dobramento ocasionados pelo magma, também para se analisar a formação do relevo em diferentes rochas, os basaltos, rochas extrusivas magmáticas e nos arenitos, rochas sedimentares. Pode-se avaliar na prática os agentes formadores do relevo manifestos nas formas. Os alunos puderam ter uma vasta noção da geomorfologia”, explicou o professor.
Para a aluna Iraides Machado Magalhães, o trabalho de campo contribui significativamente no processo de ensino aprendizagem, pois incentiva o acadêmico a olhar de forma mais crítica para a realidade que o cerca, e para uma melhor compreensão sobre o assunto. “Nós vivenciamos de perto uma realidade que para muitos era distante e para outros curiosidade. Conhecer de perto um garimpo e o Parque de Sete Cidades foi de grande valia para o nosso desenvolvimento acadêmico. O professor Cláudio nos permitiu conhecer e compreender os tipos e formações de relevo, a declividade, processos atuantes, fragilidades e potencialidades de sistemas ambientais, entre outros, quando se quer usar e/ou ocupar o solo e a água, visando ações futuras”, disse ela.
O acadêmico Ivan Silva, destacou que o momento foi incrível. “Poder ver de perto as formações rochosas do Parque Nacional de Sete Cidades e aprender sobre a geologia da região foi incrível. As minas de opala também foram uma surpresa maravilhosa, pois pude conhecer um pouco mais sobre a mineração e a importância das pedras preciosas para a economia local”, frisou.
De acordo com a acadêmica Monamayra Andrade, a experiência foi muito importante. “Pudemos observar as belezas, vegetação, o clima presente no município. Logo em seguida, percorremos uma caminhada de 02 km até local do Garimpo de Opala para conhecer as formações rochosas, funcionamento da extração do garimpo e fauna e flora do lugar, sendo contemplado com história e beleza e uma passada rápida em uma das lojas de joias de Opala. Seguimos para ao Parque de Sete Cidades, onde observamos formações rochosas, incríveis pinturas rupestres nas rochas com formatos de tartaruga, lagartos e elefantes que incentiva até brincar com a imaginação. Assim, encerramos a trilha com uma vista maravilhosa e percebemos como é encantador a diversidade da fauna e flora do local, proporcionando momento único de grande aprendizado pela disciplina, deixando lembranças especial do local”, ressaltou ela.
Por: Paula Lima