Alunos de Geografia do Polo Magalhães de Almeida têm aula de campo sobre conceitos fundamentais da Geologia
Por Paula Lima em 22 de August de 2024
Alunos do Curso de Geografia do Polo de Magalhães de Almeida participaram de uma aula de campo que explorou os fundamentos da Geologia. A atividade, promovida pelo Professor Carlos Henrique Santos da Silva, que ministra a disciplina de Geologia, ocorreu nos municípios de Luzilândia e Esperantina, no estado do Piauí.
O objetivo principal foi introduzir conceitos fundamentais da Geologia, possibilitando aos estudantes o entendimento da evolução do sistema Terra desde a sua formação, além de proporcionar uma caracterização dos diferentes tipos de rochas e minerais e dos principais processos ligados à dinâmica interna e externa do planeta.
Durante o trabalho de campo, os alunos seguiram um roteiro cuidadosamente planejado, que incluiu a identificação e análise de rochas em cortes na estrada no município de Luzilândia, além de uma visita ao Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, em Esperantina.
Durante o percurso, o professor Carlos Henrique instruiu os alunos a adotarem uma postura de pensamento crítico, incentivando o conhecimento sobre a formação, constituição e processos que formam a maioria das rochas sedimentares, como argilitos, folhelhos, arenitos e cangas.
O grupo também teve a oportunidade de aprender sobre métodos e técnicas em Geologia, compreendendo melhor a dinâmica interna e externa da Terra, bem como as características das bacias sedimentares presentes na região. Essas atividades permitiram que os alunos associassem os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com a prática no campo.
Para o Professor Carlos Henrique, a aula de campo é uma prática científica essencial para a formação dos estudantes de Geografia. “A aula de campo é uma prática científica eficiente e necessária para os estudantes do curso de Geografia, pois permite aos alunos o conhecimento e o entendimento da disciplina que estão cursando. Esta prática de estudo em campo proporciona uma visão ampla e diversificada, com isso os estudos e sua aplicação associam o teórico ao prático e passam a contribuir como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem da Geologia”, afirmou.
Os alunos também destacaram a importância da experiência. Bernardo Silva dos Santos ressaltou o valor do aprendizado obtido durante a atividade. “É de fundamental importância termos, durante a graduação, aulas de campo, como a que tivemos na disciplina de Geologia. O professor fez paradas estratégicas, onde tivemos a oportunidade de entrar em contato com o ambiente, compreendendo os conteúdos estudados na teoria, podendo assim ver na prática a identificação, análise e processos geológicos formadores de rochas ao longo do tempo. Essa, sem dúvida, foi uma experiência muito enriquecedora para a nossa turma”, destacou.
A aula de campo, além de enriquecer o conhecimento dos alunos, reforçou a importância de associar a teoria à prática, promovendo um aprendizado mais profundo e concreto sobre os processos geológicos que moldam o o planeta.
Por: Paula Lima