Alunos de Geografia do Polo Magalhães de Almeida aliam teoria à prática durante aula de campo
Por Paula Lima em 16 de January de 2025
Alunos do curso de Geografia do Polo Magalhães de Almeida tiveram aula de campo no município de Tutóia. A atividade, realizada na disciplina Organização do Espaço Geográfico, foi orientada pelo Prof. Me. Vanderson Viana Rodrigues e teve como objetivo compreender as influências econômicas, políticas, técnicas, sociais e culturais na organização do espaço geográfico e nas configurações das redes contemporâneas.
Durante a ação, os estudantes foram envolvidos em uma rica experiência de observação dos espaços geográficos e suas transformações econômicas e sociais, com destaque para as dinâmicas entre a cidade de Tutóia e o turismo. A vivência proporcionou a oportunidade de aliar teoria e prática, ampliando o entendimento sobre o papel das atividades econômicas e culturais no desenvolvimento regional.
O Prof. Vanderson destacou a importância da atividade como parte do processo de formação dos futuros geógrafos. “O trabalho de campo foi fundamental para compreender a dinâmica do espaço geográfico e suas interações sociais e naturais, tendo em vista as ações ligadas ao turismo e à economia em Tutóia, que vem sendo transformada ao longo dos últimos anos. Levar os alunos do Polo Magalhães de Almeida para Tutóia faz parte do processo de aprendizagem e desenvolvimento prático das aulas e dos conhecimentos do curso de Geografia do Programa Ensinar, tendo em vista a formação teórica e prática, fundamental no ensino e pesquisa em geografia”, disse ele.
A aluna Vanessa Sousa Rocha relatou sua experiência: “a aula de campo foi de suma importância para podermos observar de forma clara e evidente o que estávamos aprendendo em sala de aula, pudemos entender e esclarecer dúvidas em tempo real e coleta de informações inesquecíveis”.
Para a aluna Jéssica Moura Costa, “a aula de campo foi fundamental, pois colocamos em prática tudo que vimos e ouvimos na sala de aula, onde tiramos nossas dúvidas e entendemos de forma clara toda disciplina passada, a aula foi super interativa e prática tivemos uma experiência riquíssima e significativa relacionando os conceitos teóricos com a realidade.
Essa iniciativa reafirma o compromisso do Programa Ensinar com a formação acadêmica de qualidade, aliando teoria e prática, e promovendo uma visão crítica sobre os processos que estruturam o espaço geográfico.
Por: Paula Lima