Alunos de Geografia do Polo Turiaçu realizam visita à Estação Meteorológica e ao Rio Paxiba
Por Paula Lima em 28 de January de 2025
Os estudantes do curso de Geografia do Polo Turiaçu realizaram uma atividade de campo na Estação Climatológica/Meteorológica de Turiaçu e no rio Paxiba, ambos localizados no município. A atividade foi conduzida pela Profa. Ma. Marinalva Costa, responsável pela disciplina de Climatologia.
Na Estação Meteorológica, os alunos foram recebidos pelos técnicos Francisco de Assis Ferreira Neto e José Maria Pedreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que apresentaram os equipamentos utilizados para monitorar e coletar dados climáticos como temperatura, umidade relativa do ar, precipitação, vento e radiação solar.
Segundo o graduando Aluísio Ferreira Pereira Filho, a experiência foi enriquecedora. “Permitiu-nos observar e analisar instrumentos de medição meteorológica e climática. Essa atividade prática consolidou nossos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula”, disse ele.
A graduanda Maria da Graça Santana de Sousa ressaltou a importância da aula de campo para a ampliação do conhecimento. “Nos possibilitou desenvolver saberes e técnicas quanto aos métodos de investigação, percebendo o espaço e suas particularidades com um olhar mais atento e crítico. Essa interação entre professor e aluno foi determinante para estimular a curiosidade e o prazer pela descoberta”, afirmou.
O aluno Kylton Kayky Andrade Frois enfatizou a relevância da experiência prática. “Conhecemos equipamentos como termômetro, higrômetro, pluviômetro, anemômetro e piranômetro, além das técnicas de coleta e sistematização de dados climáticos em diferentes níveis. Foi uma oportunidade de relacionar teoria e prática de forma significativa”, explicou.
A visita ao rio Paxiba, por sua vez, incluiu a avaliação de uma área de recreação e captação de água para abastecimento da zona urbana de Turiaçu, integrando aspectos ambientais e sociais à prática pedagógica.
A professora Marinalva Costa destacou que a atividade tinha como objetivo principal correlacionar os conhecimentos teóricos sobre fenômenos atmosféricos aos processos de medição e análise climática. “Esse tipo de vivência é essencial no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo competências acadêmicas e despertando nos alunos o interesse pelo conhecimento do espaço geográfico e pela pesquisa científica”, frisou.
Além de acompanhar a coleta e envio de dados meteorológicos, os alunos tiveram a oportunidade de consolidar as habilidades adquiridas em sala de aula por meio de uma experiência prática que uniu teoria e prática, promovendo uma visão integrada do estudo do clima e do espaço geográfico.
Por: Paula Lima