Alunos de Pedagogia do Polo Alto Alegre do Pindaré produzem uma coletânea de livros infantis sobre Psicomotricidade


Por em 20 de January de 2025



A leitura, como ferramenta essencial para o fortalecimento da educação de qualidade, ganha novos contornos nas mãos de alunos do curso de Pedagogia do Polo Alto Alegre do Pindaré. Esses acadêmicos se dedicaram à criação de livros infantis, com histórias que trazem personagens da cultura local e abordam o tema da psicomotricidade, área que estuda as relações cognitivas, emocionais e motoras do ser humano por meio do corpo em movimento.

A coordenação do projeto foi conduzida pela professora e pesquisadora Lindoracy Santos, doutoranda em Educação, que incentivou os alunos a explorar a psicomotricidade, recreação e jogos como instrumentos de desenvolvimento infantil.

As produções incluem histórias encantadoras e educativas que ajudam no desenvolvimento físico, motor e cognitivo das crianças.

A Profa. Lindoracy Santos expressou seu entusiasmo com o projeto. “Os alunos confeccionaram livros lindíssimos, revestidos da identidade do lugar: o rio Pindaré, as praças, as igrejas, a cultura. A leitura é valorizada através desses aspectos, e eles souberam muito bem destacar a importância da psicomotricidade. A formação de professores deve contemplar a psicomotricidade, a recreação e o lazer, para que os alunos interajam cada vez mais no processo docente-discente”, disse ela.

A aluna Valdenice dos Santos Souza expressou sua alegria em participar desse projeto de grande relevância para a educação. “Que alegria poder participar dessa produção, dessa obra de arte, que tem como foco principal a psicomotricidade, recreação e jogos. As Aventuras de Beto é uma história encantadora que vem trabalhar o desenvolvimento da criança diante dos aspectos físico, motor e cognitivo. Ela traz o mundo de descobertas através desses aspectos. Foi uma grande aventura, cheia de entusiasmo, de encanto, e é isso: vamos lá, vamos degustar essa leitura maravilhosa. Vocês vão se encantar”, destacou ela.

A aluna Rosilene França da Silva também compartilhou a gratificação de fazer parte dessa criação, destacando o impacto positivo que o livro pode gerar no desenvolvimento das crianças. “Foi gratificante participar da criação desta obra. Eu espero que contribua para o desenvolvimento das crianças que possam vir a usá-la. Vai servir para desenvolver várias habilidades. A criança vai poder usar a imaginação a partir da história que foi contada”, destacou.

O aluno Francivaldo Monteiro relatou o prazer de contribuir com a obra e destacou a importância de envolver a cultura local: “As Aventuras de Beto é um livro muito importante, é um livro que tem algumas atividades do Beto, na correria do dia a dia, no nosso Centro dos Paulos, alguns locais que são bem importantes. E eu queria aqui agradecer por ter participado da criação desse livro e agradecer a todos os meus companheiros”.

Eloisa da Silva Almeida, com sua obra Os Pequenos Heróis da Fazenda Encantada, afirmou que o projeto aborda questões essenciais da psicomotricidade e destaca elementos culturais de Alto Alegre do Pindaré: “Espero que as crianças que irão apreciar essa obra tenham o seu desenvolvimento integral de uma forma positiva através dessa leitura”.

Maria Eva Castro Rodrigues, que colaborou com a história Gutierre e suas Aventuras no Povoado Três Boca, ressaltou a importância de integrar temas relevantes à psicomotricidade e à recreação no processo de ensino-aprendizagem: “Foi de grande importância para a nossa turma de pedagogia”.

Esses livros infantis não são apenas obras literárias, mas também instrumentos de formação e aprendizado que promovem a interação dos alunos com o contexto local e contribuem para a educação integral das crianças, demonstrando que a psicomotricidade é essencial para o desenvolvimento humano.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens