Alunos de Ciências Biológicas do Polo Brejo realizam exposição sobre recursos pedagógicos inclusivos
Por Paula Lima em 26 de February de 2025
A disciplina de Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva, ministrada pela Profa. Ma. Jarlisse Nina Beserra da Silva para os alunos do curso de Ciências Biológicas do Polo Brejo, no âmbito do Programa Ensinar/Uema, foi cercada de muito acolhimento e aprendizado.
Durante esse percurso, os estudantes tiveram a oportunidade de compreender e valorizar a diversidade de sujeitos que compõem os espaços escolares, com destaque para o público-alvo da Educação Especial.
“O aprofundamento teórico e prático permitiu a reflexão sobre a necessidade de lutar por uma educação cada vez mais inclusiva e acessível a todos”, disse a professora.
Para fortalecer essa vivência, foram desenvolvidas diversas atividades pedagógicas que estimularam o pensamento crítico e criativo dos alunos. Entre as ações realizadas, destacam-se a elaboração de mapas mentais, estudos de caso, debates, visita à sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), análise de documentários, além da utilização de jogos e dinâmicas.
Como culminância da disciplina, os estudantes confeccionaram e expuseram recursos pedagógicos inclusivos voltados para o Ensino de Ciências na Educação Básica. Essa experiência proporcionou um olhar mais sensível e engajado na construção de práticas que garantam a equidade no ensino, reafirmando o compromisso com a inclusão e a diversidade no ambiente escolar.
Por: Paula Lima