Alunos de História do Polo Presidente Sarney confeccionam jogos educativos promovendo uma abordagem dinâmica e interativa do ensino de História
Por Paula Lima em 6 de February de 2025
Os alunos do curso de História do Polo Presidente Sarney realizaram uma oficina de elaboração de jogos didáticos, integrando os pressupostos teóricos de Piaget e Vygotsky ao ensino de História. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Psicologia da Educação, sob orientação da Profa. Elisângela Moraes Gonçalves.
A proposta visou estimular a compreensão prática da importância das teorias psicológicas no processo de ensino-aprendizagem, incentivando os alunos a criarem jogos educativos voltados para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Durante a atividade, os participantes articularam os conceitos estudados em sala de aula com a elaboração dos jogos, promovendo uma abordagem dinâmica e interativa do ensino de História.
Um dos destaques da oficina foi o jogo “Descobrindo Presidente Sarney”, que valorizou a história local ao basear seus questionamentos no livro didático “Presidente Sarney, minha terra é assim”. A iniciativa demonstrou criatividade e comprometimento dos alunos, que se engajaram na atividade com entusiasmo e dedicação.
Durante a apresentação dos jogos, diversos questionamentos foram levantados para aprofundar a discussão sobre a aplicação das teorias de Piaget e Vygotsky na prática pedagógica. Os alunos refletiram sobre qual estágio de Piaget seria trabalhado em cada fase da educação básica, qual a postura do professor segundo Vygotsky e como os conceitos de assimilação e acomodação poderiam ser identificados nos jogos elaborados.
A professora Elisângela destacou a importância da atividade para a formação dos futuros docentes. “A oficina permitiu que os alunos ultrapassassem a teoria, relacionando os conteúdos discutidos em sala com o que vão trabalhar no ensino de História. Além disso, possibilitou uma valorização do conhecimento local, tornando o aprendizado mais acessível e estimulante”, disse ela.
Os alunos também compartilharam suas experiências e reflexões. Antonia Ingredy enfatizou a nova perspectiva adquirida sobre o aprendizado. “Ao compreender os estágios de desenvolvimento cognitivo e as zonas de desenvolvimento proximal, poderei planejar atividades mais adequadas, estimulando o crescimento intelectual dos meus alunos. A professora Elisângela conseguiu deixar bem claro, com sua didática, a importância de saber esses pressupostos, de utilizá-los em benefícios dos alunos e promover um ensino melhor, pois lidamos com diversos alunos, com diversas situações. Então, entender isso através da psicologia da educação é essencial”, destacou.
Diego Fernandes ressaltou a relevância da Psicologia da Educação na reflexão sobre os desafios escolares: “As teorias de Piaget e Vygotsky nos ajudam a repensar valores e a fortalecer espaços de discussão dentro do ambiente escolar”.
Beatriz Oliveira, por sua vez, elogiou a dinâmica da disciplina e seu impacto em sua formação. “Aprendi muito sobre como compreender e trabalhar com os alunos, e essa experiência me motivou a buscar ainda mais qualificações. Foi uma atividade bem dinâmica mesmo, foi maravilhoso, eu amei essa disciplina, aprendi muito, teve muitos conteúdos novos, aprendizagens novas, que só acrescenta a outras também”, frisou.
A oficina reafirmou a relevância das teorias psicológicas na prática docente, evidenciando a importância de metodologias inovadoras que favorecem o ensino e aprendizagem da História de maneira lúdica e significativa.
Por: Paula Lima