Alunos de Letras do Polo Alcântara realizam seminário sobre Metodologias Ativas Aplicáveis à Língua Portuguesa


Por em 20 de February de 2025



Alunos do curso de Letras do Polo Alcântara realizaram, dia 08 de fevereiro, o Seminário “Metodologias Ativas Aplicáveis à Língua Portuguesa”, conduzido pela Profa. Ma. Creusimar Siqueira Leitão, na disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. O objetivo foi promover o protagonismo discente, colocando os alunos no centro do processo de aprendizagem.

A professora Creusimar propôs que os acadêmicos escolhessem e desenvolvessem dinâmicas baseadas em seis metodologias ativas aplicáveis ao ensino da Língua Portuguesa. A abordagem buscou incentivar a autonomia, reflexão crítica e colaboração entre os estudantes.

Um dos destaques do seminário foi a atividade conduzida pelo acadêmico Paulo Ricardo e sua equipe, que aplicaram a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A prática pedagógica teve como base o conto O Homem Morreu de Fome, de Fernando Sabino, cuja narrativa original critica a indiferença social e a burocracia. Como forma de intervenção, os discentes reescreveram o desfecho da história e transformaram-no em uma encenação teatral.

Na nova versão, o protagonista não sucumbe à fome, mas recebe apoio e solidariedade. A dramatização enfatizou valores como empatia e altruísmo, estimulando a reflexão sobre a importância da assistência mútua em contextos de vulnerabilidade social.

A performance contou com os seguintes participantes:

De acordo com a Profa. Creusimar, “o tema do Seminário versou sobre as Metodologias Ativas Aplicáveis à Língua Portuguesa, numa abordagem inovadora, na qual foram escolhidas as técnicas pelos próprios alunos. A atividade se baseou no conto Notícia de Jornal, de Fernando Sabino, permitindo que a equipe reescrevesse o final da história. A dramatização trouxe um desfecho mais humano, no qual o protagonista, inicialmente desprezado, acabou recebendo ajuda, moradia e um emprego digno”, disse.

A atividade impactou significativamente os participantes, proporcionando uma nova perspectiva sobre a importância da empatia e da colaboração.

A aluna Denize Sêrejo destacou que “o aprendizado foi de suma importância, pois pudemos criar um final feliz para uma história triste. Na nossa apresentação, mudamos o desfecho do conto, transformando a indiferença social em solidariedade. No contexto, aqueles que inicialmente ignoraram o homem acabaram se conscientizando sobre a importância de ajudar ao próximo”.

A discente Gracielma Moraes também ressaltou a experiência: “participar da encenação foi transformador. Pequenos gestos de solidariedade podem fazer a diferença na vida de alguém. O seminário reforçou a importância da coletividade e do esforço conjunto para enfrentar desafios sociais como a fome e a desigualdade”.

A atividade finalizou com a entrega da redação reescrita, destacando um desfecho mais humanizado e colaborativo para a história.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens