Aula de campo sobre Bacias Hidrográficas proporciona aprendizado prático aos alunos de Geografia do Polo Água Doce do Maranhão


Por em 10 de February de 2025



Alunos do curso de Geografia do Polo de Água Doce do Maranhão participaram de aula de campo promovida pelo Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, que ministra a disciplina Hidrogeografia.

A atividade teve como foco a análise das bacias hidrográficas considerando os padrões de drenagem, com ênfase na identificação e caracterização dos processos que interagem nos corpos hídricos e sua gestão.

O momento ocorreu nos municípios de Água Doce do Maranhão e Tutóia, seguindo um roteiro que incluiu diversos pontos de análise, como o Rio Freixeirinha, o Rio Freixeirinha Grande, o Rio Cajazeiras, o Riacho Tamboril e diferentes trechos do Rio Barro Duro. Durante o percurso, os alunos foram incentivados a desenvolver o pensamento crítico e a compreender as inter-relações entre os corpos hídricos da região.

Uma das principais ferramentas utilizadas na atividade foi o Protocolo de Avaliação Rápida de Rios (PAR), que permitiu a coleta de informações qualitativas sobre o estado dos rios visitados. Além disso, foram realizadas avaliações de determinação de vazão em dois trechos do Rio Barro Duro, utilizando o método de flutuador para medir sua velocidade superficial, bem como medições de profundidade, largura e comprimento. O objetivo dessas medições foi monitorar as áreas de usos diversificados da água.

Para o professor Carlos Henrique Santos da Silva, a aula de campo é uma ferramenta essencial no ensino da Geografia. “A aula de campo é uma prática científica eficiente e necessária para os estudantes do curso de Geografia, pois permite aos alunos o conhecimento e o entendimento da disciplina que estão cursando e, com isso, compreender os elementos ligados às bacias hidrográficas, rios e aos recursos hídricos. Esta prática de estudo em campo proporciona uma visão ampla e diversificada. Com isso, os estudos associam o teórico ao prático e passam a contribuir para a interpretação das relações hidrogeográficas, as quais foram bem analisadas nos trechos dos rios visitados em Água Doce do Maranhão e Tutóia”, disse ele.

Os alunos também destacaram a importância da atividade para sua formação acadêmica. Para Leonardo Oliveira Silva, a experiência foi enriquecedora. “A aula de campo foi muito produtiva, tivemos a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos obtidos nas aulas. O professor nos mostrou na prática, dentro da nossa realidade, meios para medir a velocidade, profundidade e vazão dos rios e avaliá-los qualitativamente, sendo uma aula extremamente dinâmica, nos faz ‘colocar a mão na massa’. A aula de campo é de grande importância e contribui para o nosso desenvolvimento como alunos e futuros professores, além de ajudar na observação e compreensão da nossa realidade, as quais são bem significativas, pois favorecem a participação e instiga a curiosidade e o senso crítico”, destacou.

Por: Paula Lima



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