Alunos de Letras do Polo Alcântara realizam atividade de campo na comunidade de São João de Côrtes


Por em 20 de March de 2025



Alunos do Curso de Letras do Polo Alcântara participaram de uma atividade de campo como encerramento da disciplina Lusofonia, ministrada pelo Prof. Dr. Antonio Aílton. O evento ocorreu na comunidade quilombola de São João de Côrtes – MA, local escolhido por suas características linguísticas peculiares, rica cultura popular e artesanal, além da tradicional produção de embarcações pesqueiras.

A atividade teve como objetivo integrar os conhecimentos teóricos da disciplina à prática de campo, promovendo o contato direto com a comunidade e mapeando as influências indígenas e africanas presentes em suas tradições, falares e práticas culturais. Durante a visita, os alunos, organizados em equipes, realizaram entrevistas com idosos, trabalhadores, artistas e artesãos locais sobre temas como memória, religiosidade, artes, saberes e fazeres, economia local e culinária.

Segundo o Prof. Dr. Antonio Aílton, a experiência foi transformadora. “Este contato direto com a realidade comunitária representou uma jornada extraordinária de muita aprendizagem, conhecimento, partilha e afetividade, com valorização das pessoas e história da comunidade. Saímos, com certeza, realizados/as e mais conscientes da dimensão irmanativa da língua, provocados pelo impulso da disciplina Lusofonia, que diz respeito aos falantes da língua portuguesa, ou seja, aos povos e comunidades que compartilham dessa língua, de modo íntimo e coletivo”, disse.

A aluna Denize Serejo França compartilhou sua impressão sobre a atividade. “A atividade que desenvolvemos em São João de Côrtes acerca da disciplina Lusofonia foi muito enriquecedora, acredito que não só para mim, mas para todos nós do Curso de Letras de Alcântara. Também foi muito pertinente para o encerramento do período, com o professor promovendo esta dinâmica em que pudemos trocar experiência naquela comunidade. Eu vim de lá com uma rica bagagem de muitos conhecimentos e a certeza, até pela emoção que senti, de não mais esquecer tantas memórias guardadas pelos nossos entrevistados”, destacou.

Para a aluna Miriã Lobato Sodré Lima, a experiência foi extraordinária. “A oportunidade de visitar a comunidade de São João de Côrtes nos permitiu, na prática, entender as variedades linguísticas do nosso próprio território, uma vez que, por muitas vezes, não reconhecemos a origem e variedades dos dialetos aqui existentes. A comunidade exala costumes e cultura portuguesa, indígena e africana, povos que formaram a diversidade do município”, frisou.

A aluna Eleodora Boas destacou a riqueza da experiência. “Durante a pesquisa, exploramos o modo de falar da região, a gastronomia típica e coletamos memórias de antigos moradores. A economia local, baseada na pesca e na construção de canoas e barcos, foi um aspecto central da visita. As manifestações culturais, como danças e músicas tradicionais, também foram destaque, mostrando a resistência e identidade quilombola que se perpetuam através das gerações. A lusofonia foi percebida de maneira profunda, refletida na influência das falas e na riqueza das expressões culturais locais”, afirmou.

O aluno Nailton Carneiro reforçou a importância do estudo linguístico em campo: “Fantástico percebermos os conceitos e fenômenos lusófonos na atividade, o que foi fundamental para fixar o conteúdo. Destacar nas falas dos locais resquícios de um português mais arcaico, contrastando com os vocábulos indígenas e todo o léxico na expressão dos falantes, permitiu a nós estudantes uma experiência que fixa a importância da lusofonia como ferramenta fundamental de análise e compreensão da língua portuguesa”.

Por: Paula Lima



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