Alunos de Letras do Polo Santa Luzia do Paruá realizam 1º Seminário de Prática Curricular na Dimensão Político-Social
Por Paula Lima em 13 de March de 2025
O Polo Santa Luzia do Paruá recebeu o 1º Seminário de Prática Curricular na Dimensão Político-Social, promovido pelos alunos do curso de Letras, marcando o encerramento da disciplina ministrada pela Profa. Ma. Maria de Fátima Santos Ferreira.
O objetivo foi discutir as problemáticas sociais, culturais e educacionais, abordadas de forma interdisciplinar e multidisciplinar. Os alunos foram desafiados a desenvolver projetos educacionais com temáticas socialmente relevantes, por meio de um processo que incluiu desde a escolha do tema até a escrita e defesa do relatório final.
Os estudantes escolheram temas relevantes para a sociedade, como “Gravidez na adolescência”, “Família e Escola”, “Fome: o desafio”, “Família com crianças atípicas” e “O impacto do Treino Funcional”. A partir daí, iniciaram o desenvolvimento de seus projetos, que passaram por etapas de revisão bibliográfica, levantamento de dados da realidade local e escolha de instrumentos para a pesquisa. Após a conclusão dos projetos, os alunos foram orientados na elaboração dos relatórios finais, que incluíam o tratamento de dados coletados e fundamentação teórica.
A culminância do trabalho se deu no Seminário, onde os acadêmicos apresentaram seus resultados.
A Profa. Maria de Fátima destacou a importância da Prática Curricular como um laboratório de aprendizagens para os futuros professores. “Através dela, o aluno vivencia as experiências do campo educacional e se aproxima da realidade da sociedade, sendo capaz de refletir sobre as temáticas que afetam o cotidiano da população”, disse. A professora também ressaltou o impacto da Prática Curricular na Dimensão Político-Social, que proporciona aos estudantes uma oportunidade de estreitar laços com a comunidade e promover discussões sobre políticas públicas.
O Seminário contou com a presença de diversos convidados ilustres, como a Primeira Dama do Município, Elizabete Ferraz; o psicólogo Aldenilson Brandão Monteiro; a Secretária de Assistência Social, Angela Márcia dos Reis; os vereadores José Maria Vasconcelos e Lucélia Oliveira; além de representantes da Sala do Empreendedor e da Pastora Silvana.
Na ocasião, o psicólogo Aldenilson Brandão Monteiro proferiu uma palestra sobre as temáticas “Família com crianças atípicas” e “Família e escola”, discutindo questões fundamentais para o contexto social e educacional.
Já a vereadora Lucélia Oliveira abordou a problemática da “Gravidez na adolescência”, tema de relevância social e que foi amplamente discutido durante o Seminário.
Para o acadêmico Fábio Mesquita, o Seminário foi uma excelente oportunidade para os alunos exporem os resultados dos seus esforços, mas também um momento de aproximação com a comunidade local. “O evento não só reforça a importância da educação pública, mas também fomenta debates essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o bem-estar social”, destacou.
Por: Paula Lima