Alunos do Polo Alto Alegre do Pindaré realizam Seminário no encerramento do Semestre 2024.2
Por Paula Lima em 14 de March de 2025
Nos dias 08 e 09 de março, os alunos do Polo Alto Alegre do Pindaré promoveram um seminário, encerrando o semestre 2024.2, com a temática “Pesquisa no Contexto Escolar: Diálogos e Integração de Saberes Pedagógicos”, com a supervisão das professoras Ma. Mirian Santos Chagas de Souza e Dra.Celina Amélia da Silva.
O evento, realizado pelos cursos de Pedagogia e Matemática, teve como foco o desenvolvimento de atividades investigativas e a promoção da reflexão sobre as práticas pedagógicas nos contextos educacionais.
O seminário foi marcado pela discussão sobre a relação entre Prática Curricular e Estágio Supervisionado na Formação Docente, dando aos alunos uma visão mais ampla sobre o impacto dessas experiências na sua futura carreira profissional.
Para exemplificar as vivências desses estágios, dois alunos do curso de Matemática e dois do curso de Pedagogia compartilharam relatos sobre suas experiências nas Escolas da Educação Básica, refletindo sobre a aproximação inicial com essas instituições e a importância das atividades de pesquisa na realidade educacional.
Os alunos do curso de Pedagogia apresentaram temáticas de grande relevância para o contexto educacional, entre elas:
- Contação de Histórias na Educação Infantil
- Leituras literárias Infanto-Juvenis no contexto escolar
- Brincando eu aprendo: Sugestões de jogos e brincadeiras
- Atendimento Educacional Especializado: Oficina com materiais didáticos para alunos com TEA
- Acessibilidade: Currículo e adequação das práticas pedagógicas
Já os alunos do curso de Matemática abordaram temas como:
- Analfabetismo funcional no ensino da Matemática: Desafios e possibilidades
- Avaliação no Ensino Fundamental: Desafios e estratégias
- A Cultura e seu impacto na educação básica
- Práticas de educação especial e inclusiva nas instituições de ensino
- Como os jogos influenciam no processo de ensino e aprendizagem
- Formação docente: A formação inicial e continuada para o processo de ensino-aprendizagem
- Escola em tempo integral: Um estudo da qualidade e funcionamento desse sistema
A Profa. Ma. Mirian Santos Chagas de Souza destacou a importância do seminário como meio de socialização das pesquisas realizadas pelos alunos. Ela enfatizou que o evento foi uma oportunidade única de diálogo com a realidade escolar, onde os alunos puderam apresentar soluções para problemas educacionais através de estratégias inovadoras. “A prática da pesquisa na formação dos profissionais é essencial, pois os prepara para lidar com as demandas educacionais contemporâneas”, afirmou a professora.
As alunas Emelly de Castro Silva e Antonia Elisabete Guia Costa compartilharam suas percepções sobre o evento.
Emelly ressaltou que participar do seminário foi uma experiência enriquecedora, pois permitiu a conexão entre teoria e prática. Ela destacou a importância da pesquisa para entender melhor os desafios da educação e a relevância das palestras com especialistas, que ampliaram seus conhecimentos e contribuíram para a sua formação como professora reflexiva. “A socialização dos nossos estudos com a comunidade escolar fortaleceu ainda mais nosso aprendizado e contribuiu para o desenvolvimento da educação local”, disse.
Por sua vez, Antonia Elisabete também destacou a importância do seminário como uma oportunidade para a integração de saberes. “A troca de conhecimentos entre teoria e prática permite aos futuros educadores desenvolver metodologias mais eficazes e sensíveis às necessidades dos alunos, além de fomentar a produção de artigos que ampliam o banco de estudos”, frisou.
Durante seminário, os alunos não apenas consolidaram o conhecimento adquirido ao longo do curso, mas também contribuíram para o aprimoramento das práticas educacionais no município.
Por: Paula Lima