Alunos do Polo Codó discutem Educação Especial e Inclusiva durante mesa redonda


Por em 21 de March de 2025



O Campus/Polo Codó realizou uma mesa redonda, com o tema “Educação especial e inclusiva no ambiente escolar, como espaço de diálogo e trocas de experiências sobre práticas pedagógicas: desafios e avanços na inclusão de estudantes com deficiência no contexto escolar”. O objetivo foi promover diálogos e trocas de experiências sobre as práticas pedagógicas, desafios e avanços na inclusão de estudantes com deficiência no contexto escolar.

O evento, idealizado pela Profa. Dra. Deuzimar Costa Serra, que ministra a disciplina Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva, e contou com a colaboração das professoras Eva Morgana Lucena (Libras) e Priscila Gadelha (PROFITEC), além de convidados: Vanessa Santos da Cruz, Simone Neves Queiroz de Freitas e Pablo Cavalcante Costa.

O evento teve como objetivo oportunizar discussões entre profissionais da área sobre as práticas pedagógicas voltadas à inclusão escolar, abordando principalmente os desafios e as melhorias no atendimento a estudantes com deficiência. Na ocasião, os participantes puderam expor suas experiências, destacando a importância da formação continuada dos docentes, da adaptação curricular e do uso de tecnologias assistivas, além de refletir sobre a realidade das escolas frente às diretrizes legais de inclusão.

Os alunos tiveram a oportunidade de interagir diretamente com os profissionais, participando ativamente dos debates e ampliando seus conhecimentos sobre o tema.

Durante os debates, um dos principais pontos destacados foi a discrepância entre o que é garantido por lei e o que, de fato, ocorre nas escolas. A professora Eva Lucena enfatizou que “os diálogos e as trocas de experiências sobre práticas pedagógicas evidenciam os desafios e avanços na inclusão de estudantes com deficiência no contexto escolar. Foi destacada a discrepância entre o que é garantido por lei e a realidade vivenciada nas escolas, enfatizando que temos um sistema prolixo, que fala de direitos, mas não os executa. A falta de estrutura física e arquitetônica adequada nas escolas e a escassez de formação continuada para os professores foram também mencionadas como obstáculos importantes para a inclusão efetiva”.

A mesa redonda foi especialmente significativa para os alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Ciências Sociais, que puderam refletir sobre como a educação inclusiva impacta a prática docente.

A aluna Suzana Salazar Pereira, do curso de Ciências Sociais, afirmou que o seminário abordou temas atuais e fundamentais para o contexto escolar, destacando “a importância da formação continuada, do ensino colaborativo, da interação familiar e do conhecimento sobre as especificidades dos alunos. Esses debates agregam muito ao nosso aprendizado e nos fazem refletir sobre a realidade da inclusão escolar”.

A estudante Jordânia da Conceição Silva, do curso de Ciências Biológicas, compartilhou sua visão sobre o evento, destacando que “a educação inclusiva representa um grande aprendizado para o professor, pois exige que nós, enquanto docentes, ampliemos nossa visão sobre o ensino, tornando-nos mais flexíveis, criativos e preparados para atender à diversidade dos alunos”.

Ela ainda ressaltou a importância da adaptação e flexibilidade nas estratégias pedagógicas, utilizando metodologias ativas, recursos multimodais e tecnologia assistiva, destacando que a educação inclusiva visa garantir o acesso e a permanência dos estudantes, independentemente de suas diferenças.

O evento reforçou a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas efetivas, com uma abordagem mais humanizada e adaptada às necessidades dos alunos.

Por: Paula Lima



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