Café Psicológico promove reflexão sobre Psicologia da Educação no Polo Araioses


Por em 6 de March de 2025



Alunos do curso de Letras do Polo Araioses realizaram um Café Psicológico, uma atividade promovida pela disciplina Psicologia da Educação, ministrada pela Profa. Ma. Antonia Maria Cardoso e Silva.

O evento teve como objetivo promover uma discussão reflexiva sobre os princípios psicológicos do desenvolvimento humano e sua influência no processo de ensino e aprendizagem. A proposta visou alinhar teoria e prática de forma dinâmica e interativa, tornando o aprendizado mais significativo.

Durante o encontro, os alunos foram incentivados a participar ativamente por meio de debates, análise de casos práticos e dinâmicas em grupo. O ambiente descontraído e acolhedor favoreceu a troca de experiências e reflexões sobre o impacto da psicologia na educação.

A professora Antonia Cardoso destacou a importância da atividade. “O Café Psicológico é uma oportunidade para que os alunos compreendam, de maneira prática, como os princípios psicológicos influenciam o desenvolvimento humano e o processo de aprendizagem. Esse tipo de atividade fortalece a conexão entre teoria e prática, tornando o aprendizado mais significativo”, disse ela.

Os alunos também compartilharam suas percepções sobre a experiência.

A aluna Andressa Silva destacou que “a experiência foi enriquecedora, pois conseguimos relacionar conceitos teóricos com situações reais da sala de aula. Além disso, o formato do Café Psicológico nos permitiu interagir e refletir sobre como a psicologia pode auxiliar no desenvolvimento dos estudantes”.

Para Tatiane Carvalho, a atividade foi diferenciada. “A atividade nos ajudou a entender melhor o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem e como os aspectos psicológicos influenciam a educação”, frisou.

Ronnald da Silva ressaltou que “o Café Psicológico “proporcionou reflexões valiosas sobre o impacto dos fatores biológicos e ambientais no aprendizado, além de aprofundar a compreensão sobre os conceitos de ensino e aprendizagem. A troca de ideias com colegas e a professora não apenas ampliou minha visão sobre a importância do bem-estar mental no processo educativo, mas também evidenciou como a empatia e o autoconhecimento são fundamentais para uma relação mais saudável com o saber. Foi um momento de crescimento, troca e conexão que certamente levarei para minha trajetória acadêmica e pessoal”.

Já para Nemuel Amaral, “o momento foi de interação e compartilhamento de conhecimentos entre colegas de turma, promovendo uma atmosfera descontraída e acolhedora. Durante o evento, tivemos uma mesa redonda e a oportunidade de discutir temas relacionados à psicologia da educação, trocar experiências e reflexões, e fortalecer os laços de amizade e colaboração. Além de enriquecer o aprendizado, o café proporcionou uma manhã agradável, com conversas significativas e um ambiente leve, contribuindo para o bem-estar emocional e intelectual de todos os envolvidos. Foi uma combinação perfeita de aprendizado e convívio social, tornando-se um espaço valioso para o crescimento pessoal e profissional coordenado pela Professora Antônia”.

A atividade reforçou a importância da psicologia no contexto educacional, ampliando a compreensão dos alunos sobre os fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens