Culminância da Prática Curricular na Dimensão Escolar promove diálogo interdisciplinar no Polo Viana
Por Paula Lima em 12 de March de 2025
No dia 08 de março, o Polo Viana realizou a culminância da disciplina Práticas Curricular na Dimensão Escolar, com o tema “Diálogos interdisciplinares e saberes escolares”, que envolveu os alunos do curso de Química e Ciências Sociais. O evento foi marcado pela troca de saberes e pela apresentação de projetos realizados pelos alunos, após pesquisas realizadas no ambiente escolar.
A Profa. Dra. Vera Lúcia Neves Dias, junto com a Profa. Profa. Carolina Vasconcelos Pitanga, ambas responsáveis pela disciplina, explicaram a importância do evento.
Segundo a Profa. Vera Lúcia, “a Prática Curricular na Dimensão Escolar proporciona aos discentes uma vivência única, permitindo que eles experimentem a troca de saberes de forma multidisciplinar. Isso não só enriquece a formação acadêmica dos alunos, mas também os prepara para desafios reais que irão enfrentar ao longo de sua carreira”.
Para a Profa. Carolina, “a experiência é ímpar, pois permite que os alunos integrem teoria e prática, aplicando o conhecimento adquirido em sala de aula diretamente nas escolas, além de vivenciar uma abordagem multidisciplinar que fortalece a construção do conhecimento”.
Os alunos se envolveram ativamente na ação, realizando pesquisas em escolas da região e, durante a culminância, apresentaram os projetos que resultaram dessas investigações. O foco foi identificar problemas presentes na sociedade e propor intervenções que pudessem melhorar a realidade das escolas, com especial atenção às áreas de Química e Ciências Sociais.
O aluno Dierison Mendes Silva, do curso de Ciências Sociais, destacou a importância da disciplina na sua formação. “A disciplina de prática nos coloca a exercitar a pesquisa, identificando problemas presentes na sociedade e experimentando a multidisciplinaridade na construção do conhecimento. Foi fundamental para entendermos como as áreas de Química e Ciências Sociais se interconectam no ambiente escolar e como podemos colaborar para resolver as dificuldades encontradas pelos professores”, afirmou.
O evento foi um marco importante na formação dos futuros educadores, fortalecendo os vínculos entre a teoria acadêmica e a prática no cotidiano escolar.
Por: Paula Lima