Polo Pedro do Rosário realiza seminário de encerramento do período com alunos de Pedagogia, Ciências Biológicas e Letras
Por Paula Lima em 17 de March de 2025
O Polo Pedro do Rosário teve um final de semestre movimentado, marcando o encerramento do período 2024.2 com importantes eventos acadêmicos.
Os alunos dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas realizaram o seminário “Mentes que ensinam, práticas que transformam”, atividade que finalizou a disciplina Prática Curricular na Dimensão Escolar, ministrada pelos professores Dra. Maria de Fátima Serra Rios e Me. Alan Jhones da Silva Santos.
O evento teve como objetivo integrar teoria e prática, proporcionando um espaço para discussão e socialização das experiências acadêmicas e pedagógicas dos estudantes. Entre as principais metas do seminário estavam o estímulo ao debate sobre metodologias inovadoras, o incentivo à aplicação de práticas pedagógicas eficientes e a valorização da pesquisa acadêmica como ferramenta essencial para a formação docente e aprimoramento da educação básica.
Segundo a professora Fátima, o evento alcançou seu objetivo ao “desenvolver habilidades cognitivas que envolvem ensino, pesquisa e extensão, bem como habilidades socioafetivas”.
Paralelamente, os alunos do curso de Letras realizaram o seminário “Estudos Lusófonos: Usos e Costumes Culturais Comuns entre as Nações”, uma atividade da disciplina Lusofonia, ministrada pela Profa. Dra. Sebastiana Sousa Reis Fernandes. O seminário promoveu uma discussão sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), explorando a diversidade cultural, histórica e socioeconômica entre essas nações. Os estudantes refletiram ainda sobre o papel da Lusofonia no contexto atual.
Para a culminância do evento, os acadêmicos foram divididos em equipes e incumbidos de pesquisar sobre aspectos culturais como folclore, cerimoniais, danças, música, brincadeiras, jogos, culinária, geografia e curiosidades lingísticas de cada país membro da CPLP.
“Condicionados a uma excelente apresentação, os alunos foram desafiados na tarefa de nos proporcionarem um momento enriquecedor, principalmente ao aliarem criatividade e responsabilidade na execução do evento de encerramento da disciplina Lusofonia. Fizeram isso com muita dedicação, trazendo para o contexto da apresentação não apenas o óbvio, mas também o inusitado e o excêntrico”, destacou a Profa. Sebastiana.
A acadêmica Camila Abreu Mendes também ressaltou a importância da experiência: “A disciplina de Lusofonia foi essencial para ampliar meu conhecimento sobre os países que falam a língua portuguesa. Aprofundei meus estudos sobre Guiné-Bissau, compreendendo sua história e desafios. A pesquisa possibilitou uma visão mais ampla sobre a diversidade e identidade desse país no contexto dos estudos lusófonos. Entendo que a disciplina de Lusofonia envolveu e continuará envolvendo o acadêmico de Letras em uma reflexão sobre as diferentes variantes do português. Por outro lado, estudar e conhecer essas variações permite-nos ter uma visão mais ampla sobre a língua, a literatura e a cultura dos países que compartilham o português. Este evento, com certeza, abrirá portas para outras pesquisas que favoreçam o ensino da língua portuguesa enquanto professores na área de Letras”.
O seminário reforçou a importância da integração entre teoria e prática, promovendo o intercâmbio de conhecimentos entre diferentes áreas do saber.
Por: Paula Lima