Polo Presidente Médici: Seminário de Prática promove reflexões e experiências para futuros docentes


Por em 13 de March de 2025



O Seminário de Prática, realizado com as turmas dos cursos de Pedagogia e Geografia do Polo Presidente Médici, teve a orientação dos professores Bergson Pereira Utta e Erielson Miranda, promovendo um espaço de aprendizado e troca de experiências essenciais para a formação docente.

O objetivo foi contribuir para a construção da identidade docente e para as aprendizagens vivenciadas na prática escolar, considerando os saberes dos alunos e a realidade das instituições de ensino.

Durante o evento, os alunos foram instruídos a elaborar projetos de intervenção voltados ao ambiente escolar, abordando questões educacionais presentes na escola e dialogando com a experiência do professor. Essa proposta visou aproximar a teoria da prática, proporcionando um olhar mais aprofundado sobre os desafios da educação.

Segundo o Prof. Erielson Miranda, “os projetos desenvolvidos fortaleceram a aplicação de conhecimentos essenciais para o exercício da docência, explorando temas como uso de recursos tecnológicos nas aulas de Geografia, escola pública, inclusão e acessibilidade, livro didático e saúde mental”.

De acordo com o Prof. Bergson Pereira Utta, “o momento não apenas evidenciou o impacto da ação, mas também destacou a relevância do envolvimento dos futuros educadores em iniciativas que fortalecem a educação desde a infância. Ao vivenciar e divulgar essa experiência, os graduandos reforçam seu compromisso com uma educação humanizada e transformadora. A troca de saberes entre universitários vida inspirar a todos e fortalece a trajetória acadêmica dos futuros profissionais da educação, mostrando que ensinar é, acima de tudo, tocar vidas e construir futuros”.

Para a aluna Katia Silene, a participação no seminário foi enriquecedora. “A pesquisa e a intervenção na dimensão escolar proporcionam um aprendizado significativo, preparando-nos para atuar de forma crítica e reflexiva na educação. A Escola é um espaço de ensino, mas também de pesquisa e transformação. Além disso, o evento favoreceu a troca de experiências com colegas, ampliando o conhecimento sobre diferentes realidades escolares, desenvolvendo habilidades de argumentação e defesa de ideias. Sem dúvida, esse seminário contribui para formar profissionais mais preparados e capazes de intervir positivamente no ambiente educacional”, disse ela.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens