Alunos do Polo Brejo promovem troca de experiências e reflexões sobre a prática curricular na dimensão escolar
Por Paula Lima em 4 de April de 2025
O Polo Brejo realizou o Seminário de Prática Curricular, com o objetivo de promover a troca de experiências e reflexões sobre a prática curricular na dimensão escolar, possibilitando que os alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Ciências Sociais e Química compreendessem melhor os desafios e as possibilidades da docência.
Os alunos participaram ativamente de apresentações, discussões e compartilhamento de experiências sobre suas vivências na prática curricular. Além disso, interagiram com professores e pesquisadores da área, ampliando seus conhecimentos sobre os processos de ensino-aprendizagem que vivenciaram durante a prática. Esse contato permitiu uma reflexão mais profunda sobre a realidade escolar e suas demandas.
A Profa. Dra. Eliane Coelho Rodrigues Dos Santos destacou a importância da disciplina Prática Curricular na Dimensão Escolar para reconhecer os rumos da escola atual, possibilitando uma reflexão sobre o espaço escolar e a realidade local.
“Desenvolver projetos na disciplina visa conhecer e contextualizar as características locais, contribuindo com novas propostas e desenvolvendo nos discentes de Ciências Biológicas Licenciatura a capacidade de ressignificar práticas pedagógicas, apontando novos rumos para a escola atual. Os projetos desenvolvidos foram muito importantes, pois favoreceram reflexões sobre o espaço escolar e a realidade social do município de Brejo e adjacências, propondo reflexões e futuras oportunidades de intervenções para a formação do cidadão e a transformação da sociedade”, disse a professora.
Para os alunos, a experiência foi transformadora. Thaynara Ferreira de Almeida compartilhou sua impressão sobre o evento: “O Seminário da Prática Curricular na Dimensão Escolar representou um marco na minha trajetória acadêmica. Foi a oportunidade de transformar experiências em conhecimento, refletindo sobre os desafios e as possibilidades dos métodos didáticos no ensino de Ciências da Natureza. A utilização da análise de conteúdo como método de pesquisa me proporcionou uma nova perspectiva sobre a investigação científica, despertando em mim uma verdadeira paixão por essa abordagem. Desenvolver um projeto e vê-lo publicado como artigo reafirmou a importância da pesquisa e da inovação na educação. Um aprendizado que fortalece minha jornada e meu compromisso com o ensino!”.
Por: Paula Lima