Aula de campo reúne estudantes de Geografia dos polos de Santana do Maranhão e Magalhães de Almeida
Por Paula Lima em 30 de April de 2025
Alunos do curso de Geografia dos polos Santana do Maranhão e Magalhães de Almeida participaram, dia 27 de abril, de uma aula de campo conjunta no Assentamento Rural Santo Agostinho, localizado em Magalhães de Almeida. A atividade foi promovida no contexto da disciplina de Geografia Agrária, sob a orientação dos professores Me. Vanderson Viana Rodrigues e Dr. Ademir Terra.
O principal objetivo foi proporcionar aos alunos uma vivência prática para compreender as dinâmicas territoriais, sociais e produtivas da comunidade camponesa local, conectando essas observações ao conteúdo teórico trabalhado em sala de aula — com foco especial na questão agrária, nas lutas pela terra e nas formas de resistência camponesa.
Durante a visita, os estudantes participaram de uma série de atividades: percorreram áreas produtivas do assentamento, interagiram com os moradores, realizaram observações de campo, registros fotográficos e anotações sobre a organização socioeconômica do território. A proposta pedagógica buscou ampliar o olhar crítico dos futuros professores de Geografia por meio da aproximação com a realidade agrária vivenciada pelos camponeses.
Segundo o professor Vanderson Viana, a experiência foi uma oportunidade enriquecedora de aprendizado. “Considero que foi fundamental a realização do trabalho de campo como uma oportunidade ímpar de consolidar os conhecimentos teóricos que trabalhamos em sala de aula. Durante nossa visita ao Assentamento Rural Santo Agostinho, os alunos puderam vivenciar, na prática, o arcabouço técnico dos conteúdos da disciplina de Geografia Agrária. Entendo que o trabalho de campo concretiza o aprendizado, fortalece o intercâmbio entre os estudantes dos dois polos e aproxima os futuros professores de Geografia da realidade agrária, proporcionando uma formação acadêmica mais sólida e significativa”, disse ele.
A estudante Maria Lindalva Santos do Nascimento, do Polo Santana do Maranhão, destacou a relevância do contato direto com a realidade agrária da região. “A aula de campo na disciplina de Geografia Agrária foi crucial para entendermos de fato os conflitos relacionados à terra entre os camponeses e o avanço do agronegócio em nossa região. Saímos do campo teórico e fomos ouvir e ver experiências de perto, da luta das pessoas pelo direito à terra. Dessa forma, o aprendizado em campo é muito significativo, pois facilita ao discente o contato direto com o problema e amplia seu conhecimento em relação ao assunto tratado em sala de aula”, frisou.
Já o estudante Bernardo Silva dos Santos, do Polo Magalhães de Almeida e morador do assentamento visitado, compartilhou a experiência de ver sua própria comunidade no centro da atividade acadêmica. “A aula de campo foi muito proveitosa, pois nós pudemos ouvir o relato de um morador sobre a história que resultou na conquista da terra e também ver na prática o que estudamos em teoria na sala de aula”, ressaltou.
Por: Paula Lima