Estudantes de Ciências Biológicas do Polo Icatu desenvolvem jogos didáticos sobre Biologia Celular para o ensino básico
Por Paula Lima em 30 de April de 2025
Estudantes do curso de Ciências Biológicas do Polo de Icatu demonstraram criatividade, conhecimento e espírito colaborativo ao desenvolverem jogos didáticos voltados ao ensino de Biologia Celular para alunos da educação básica. A iniciativa foi realizada no âmbito da disciplina de Biologia Celular, sob orientação da Profa. Ma. Hanna Gonçalves, e culminou com a apresentação dos projetos no dia 27 de abril.
A proposta teve como objetivo aproximar conteúdos teóricos de forma acessível, interativa e atraente, promovendo o interesse dos estudantes da educação básica por temas como estrutura celular, diferenciação e funções das organelas. Durante o desenvolvimento dos jogos, os acadêmicos atuaram em equipes, passando por todas as etapas do processo criativo: concepção, planejamento, execução e avaliação.
Para a professora Hanna, a atividade foi muito mais do que um exercício pedagógico. “A criação de jogos didáticos permite que nossos alunos, acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, desenvolvam habilidades importantes, como planejamento, execução e avaliação de atividades educacionais. Além disso, o trabalho em equipe e a resolução de problemas durante o desenvolvimento dos jogos contribuem significativamente para o aprimoramento de suas competências sociais e profissionais”, afirmou.
Ela também destacou a importância da prática na formação docente: “Acredito que essa experiência prática é crucial para a formação de professores capazes de criar ambientes de aprendizado dinâmicos e estimulantes. A utilização de metodologias ativas é fundamental para promover a participação ativa dos alunos, desenvolver o pensamento crítico e melhorar a retenção de informações. Estou orgulhosa do empenho e da criatividade demonstrados pelos alunos”.
A experiência também foi marcada pela satisfação dos estudantes envolvidos.
“Os jogos didáticos têm um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois permitem que os conteúdos sejam trabalhados de forma mais acessível, envolvente e significativa para os alunos. Todos os jogos foram muito bem produzidos”, relatou a aluna Rosana Maria Assunção.
Para a aluna Angela Laiane Silva, a experiência revelou o quanto a ludicidade pode tornar o ensino mais eficaz. “Os jogos didáticos proporcionam uma dimensão em conhecimento. O que parece ser complexo pode tornar-se compreensível, satisfatório, interativo e até dinâmico. A aula se faz leve, e o aprendizado acontece com simplicidade”, frisou.
A aluna Conceição dos Santos complementou: “Produzir jogos didáticos foi uma experiência muito enriquecedora, pois nos fez repensar os conteúdos de forma criativa e acessível, o que aprofundou nosso entendimento dos temas trabalhados”.
Já para Samia de Sousa, a proposta teve um impacto direto no aprendizado: “Os jogos didáticos criados foram incríveis! Eles tornaram o aprendizado de Biologia Celular mais divertido e interativo. Acho que esses jogos podem ser uma ferramenta valiosa para ajudar os alunos a entender conceitos complexos de forma mais fácil e atraente”.
Os jogos, que variaram em formato e abordagem, revelaram o potencial da ludicidade como ferramenta de ensino. Cada grupo demonstrou originalidade ao transformar conceitos complexos da biologia celular em atividades divertidas, compreensíveis e eficazes.
Por: Paula Lima