III Seminário de Práticas Curriculares do Polo Água Doce do Maranhão promove reflexões sobre Educação Inclusiva
Por Paula Lima em 1 de April de 2025
Alunos de Matemática, Geografia e História do Polo Água Doce do Maranhão promovem o III Seminário de Práticas Curriculares, sob a orientação dos professores Reinaldo dos Santos Barroso Junior, Mauro Guterres Barbosa e José Arilson Xavier de Souza.
A iniciativa proporcionando um espaço essencial para a reflexão sobre metodologias e estratégias pedagógicas.
O objetivo foi promover a melhoria contínua da qualidade do ensino e aprendizagem. Para isso, buscou incentivar a adoção de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, que atendam às demandas dos alunos. Além disso, o evento ofereceu um espaço para a apresentação de pesquisas e estudos de caso, permitindo que os participantes conhecessem as mais recentes tendências e avanços na área da educação matemática.
Durante o evento, os alunos foram envolvidos de diversas formas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.
De acordo com o Prof. Mauro Guterres Barbosa, “a importância do III Seminário de Práticas Curriculares de Água Doce do Maranhão não pode ser subestimada. Este evento foi uma oportunidade única para promover a melhoria contínua da qualidade do ensino e aprendizagem. Ao incentivar a adoção de práticas pedagógicas para o ensino de uma matemática inclusiva que atendam às necessidades e expectativas dos alunos, estamos criando um ambiente educacional mais inclusivo e eficaz”.
Os alunos que participaram do seminário relataram a importância do evento para sua formação acadêmica e futura atuação docente.
Ana, aluna do Curso de Matemática Licenciatura, afirmou “que participar deste seminário foi uma experiência enriquecedora. Pude aprender sobre novas metodologias de ensino e práticas pedagógicas que realmente atendem às nossas necessidades e expectativas. Isso vai fazer uma grande diferença na minha formação acadêmica”.
Por: Paula Lima