Mural da Aprendizagem estimula criatividade e reflexão entre alunos de Pedagogia do Polo Nova Olinda do Maranhão
Por Paula Lima em 15 de April de 2025
No último domingo, os acadêmicos do curso de Pedagogia do Polo de Nova Olinda do Maranhão, participaram de uma dinâmica avaliativa inovadora na disciplina Psicologia da Aprendizagem, ministrada pela Profa. Ivanete Coimbra Cavalcante Sousa.
A atividade, intitulada “Mural da Aprendizagem”, propôs aos estudantes a construção de painéis temáticos sobre dificuldades e transtornos de aprendizagem, como dislexia, TDAH e transtorno do espectro autista. Divididos em sete grupos, os alunos foram incentivados a utilizar materiais diversos e recursos visuais para representar os conceitos estudados de forma lúdica, científica e colaborativa.
Segundo a professora Ivanete, a proposta foi uma forma de tornar o aprendizado mais significativo e engajador. “É com grande satisfação que compartilho com o universo acadêmico a experiência incrível que foi o Mural da Aprendizagem. Essa estratégia inovadora demonstrou ser uma ferramenta poderosa no processo de aprendizagem dos nossos alunos. Ao criar um espaço onde os alunos e alunas puderam expressar suas ideias, compartilhar conhecimentos e aprender uns com os outros, o Mural da Aprendizagem promoveu uma abordagem mais colaborativa e interativa”, afirmou a docente.
Ela, ainda, complementou: “a relevância dessa estratégia está em sua capacidade de personalizar a aprendizagem, permitindo que cada aluno contribua com suas próprias perspectivas e experiências. Além disso, incentivou a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas de forma coletiva”.
A aluna Janiele Diniz destacou a importância da atividade para a formação docente. “Falar sobre as dificuldades e transtornos de aprendizagem é extremamente necessário para a nossa formação acadêmica, além de ser um assunto que necessita de discussões e estratégias para que os profissionais da educação possam aprender como lidar da melhor maneira com as dificuldades de cada criança. Tivemos a imensa honra de receber esses ensinamentos da professora Ivanete Coimbra, que com toda sua experiência nos proporcionou um final de semana cheio de muito aprendizado e reflexões”, frisou.
Já para a estudante Raynan Mendes, o formato da atividade contribuiu para um envolvimento mais efetivo. “Para mim, tratou-se de um envolvimento consciente e dinâmico que impactou diretamente na qualidade do aprendizado, pois houve participação ativa e trabalho em equipe. A professora Ivanete Coimbra esteve nos orientando durante toda a atividade, assim foi instigante as discussões e reflexões geradas”, ressaltou.
A proposta teve como principal objetivo estimular o domínio teórico-científico dos conteúdos por meio de uma abordagem criativa, promovendo também habilidades como trabalho em equipe, comunicação e autonomia intelectual.
Por: Paula Lima