Seminário de Prática Curricular na Dimensão Político-Social destaca projetos de transformação educacional em Araioses
Por Paula Lima em 2 de April de 2025
O Polo Araioses sediou o Seminário de Prática Curricular na Dimensão Político-Social, evento coordenado pela Profa. Rosângela Veloso da Silva, dentro da disciplina Prática Curricular na Dimensão Político-Social do curso de Letras.
O seminário teve como objetivo a socialização dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos pesquisadores por meio de projetos interdisciplinares e multidisciplinares, analisando a dimensão político-social dos espaços educativos. Durante o evento, os participantes compartilharam suas percepções sobre os dados coletados, promovendo a construção de saberes e fazeres na docência por meio de ações concretas de transformação social.
O evento também se destacou pelo diálogo interdisciplinar entre as temáticas desenvolvidas, abordando questões de interesse fundamental para a cidade de Araioses. As pesquisas discutiram os seguintes temas: O papel da família no acompanhamento do desempenho escolar de crianças no âmbito escolar, com ênfase em escolas públicas; SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: adaptação dos professores para novas realidades vivenciadas; O impacto da parceria entre escola e família na inclusão de alunos com necessidades especiais; A IMPORTÂNCIA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NO AMBIENTE ESCOLAR E NA VIDA URBANA: espaços que podem influenciar a formação da identidade cultural dos indivíduos; Construindo leitores críticos no espaço das bibliotecas municipais de Araioses; Os impactos do uso de celulares no desempenho acadêmico de alunos do ensino fundamental nas escolas públicas de Araioses.
Os alunos foram envolvidos de forma ativa e colaborativa ao longo do processo. Divididos em equipes de acordo com suas afinidades temáticas, eles identificaram questões relevantes de seus contextos educacionais, culturais, inclusivos e tecnológicos. Realizaram leituras e pesquisas para delimitação das temáticas, levantaram problemas centrais, definiram abordagens metodológicas e instrumentos de coleta de dados, além de realizarem observações e registros de momentos significativos ao longo da investigação. A análise dos dados foi realizada em diálogo com autores estudados, permitindo a produção de conhecimento científico integrado às tecnologias educativas.
A Profa. Rosângela destacou a importância do seminário como um dos momentos mais significativos da disciplina, enfatizando que “na minha prática como professora considero um dos principais momentos da disciplina em que os alunos pesquisadores expressam o que vivenciaram em suas práticas no campo de pesquisa. Eles refletem sobre a importância das funções sociais e políticas que podem interferir no processo ensino-aprendizagem, integrando ações político-sociais à comunidade, visando a uma transformação social”.
Por: Paula Lima