Alunos de Matemática do Polo São Bernardo discutem Gestão Participativa nas Escolas durante Seminário
Por Paula Lima em 6 de May de 2025
No último dia 26 de abril, estudantes do curso de Matemática do Polo São Bernardo realizaram um seminário, com o tema Gestão Participativa, promovido como parte das atividades da disciplina Planejamento e Organização da Ação Pedagógica, sob orientação da Profa. Ma. Eweny Cristina Moraes Figueiredo.
O evento teve como principal objetivo fomentar um espaço de integração, troca de experiências e reflexão crítica sobre os caminhos da gestão participativa nas escolas públicas, alinhando teoria e prática como parte do processo formativo e do desenvolvimento acadêmico dos futuros profissionais da educação.
Na ocasião, foram discutidos temas como Projeto Político-Pedagógico (PPP), Conselho Escolar, Conselho de Classe e Planejamento Participativo. Todas as etapas do seminário — da construção das pautas aos debates e mediação das atividades — foram conduzidas com protagonismo estudantil, evidenciando o engajamento coletivo da turma.
“A realização deste seminário é fundamental para fortalecer o protagonismo estudantil e incentivar práticas de gestão democrática nas escolas públicas. A participação ativa de todos os membros da escola contribui não apenas para o desenvolvimento de competências críticas e sociais, mas também para a construção de ambientes escolares mais justos, inclusivos e colaborativos para todos”, destacou a professora Eweny Cristina.
A troca de experiências e as discussões promovidas marcaram o evento como um momento significativo de aprendizado. O discente Maurício Brito ressaltou que “o seminário proporcionou novos conhecimentos a respeito da grandiosa importância do entendimento sobre os documentos que garantem a qualidade da educação pública. Os temas, as falas de cada grupo e as experiências trocadas foram muito importantes para a minha preparação como profissional da educação”.
A estudante Mirian Oliveira enfatizou o envolvimento dos colegas. “Os alunos foram envolvidos ativamente na organização e realização do seminário, estimulados a refletir e compartilhar suas experiências e ideias sobre a importância da gestão participativa no ambiente escolar”, disse.
Rafael Aragão reforçou a relevância da iniciativa: “É de suma importância o envolvimento da turma em seminários e eventos que trazem significados, conceitos e reflexões a respeito da prática pedagógica”.
O encerramento do evento foi marcado por uma roda de conversa, na qual todos puderam expressar suas impressões, ideias e propostas para uma gestão escolar mais participativa.
A ocasião contou com a presença da Coordenadora do Polo São Bernardo, Profa. Esp. Any Elle Varanda Spíndola; do Coordenador Assistente do Polo São Bernardo, Prof. Anderson Darlley da Silva Ferreira; e da Gestora Pedagógica do Mais Integral – Escola Monsenhor Laurent Regislene Araújo Meireles.
Por: Paula Lima