Alunos de Pedagogia refletem sobre o ensino da Língua Portuguesa a partir de práticas inovadoras
Por Paula Lima em 27 de May de 2025
Alunos do Curso de Pedagogia do Polo São Raimundo das Mangabeiras participaram de uma aula marcada pela inovação e pela reflexão crítica na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, ministrada pelo Prof. Dr. Elinaldo Silva.
Com o tema “Repensando os objetos e os objetivos de ensino da Língua Portuguesa”, a atividade foi estruturada a partir de metodologias ativas, como rotação por estações e estudo de caso, promovendo uma experiência dinâmica e colaborativa entre os estudantes.
O objetivo central foi estimular os futuros pedagogos a refletirem sobre o que ensinar e como ensinar Língua Portuguesa nos anos iniciais, considerando as práticas sociais de linguagem. As estratégias adotadas priorizaram a articulação entre teoria e prática, colocando os alunos no centro do processo de aprendizagem.
Durante a rotação por estações, os acadêmicos vivenciaram atividades voltadas para os eixos da leitura, escrita, oralidade e análise linguística, utilizando materiais didáticos, analisando planos de aula e solucionando situações-problema. No momento dedicado ao estudo de caso, foram desafiados a discutir e propor soluções para desafios reais enfrentados por docentes na sala de aula.
O Professor Elinaldo destacou a importância dessa abordagem para a formação dos licenciandos. “Essa experiência é fundamental para que os licenciandos compreendam que o objeto e os objetivos do ensino da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais não se resumem a conteúdos gramaticais isolados, mas envolvem práticas de linguagem em contextos reais. As metodologias ativas ajudam a consolidar essa compreensão de forma prática e significativa”, disse ele.
O envolvimento dos estudantes foi evidente ao longo da atividade. Para Laila Miranda de Brito, a vivência proporcionou um aprendizado que vai além dos conteúdos teóricos. “Foi desenvolvida uma metodologia diferenciada, a rotação por estações, que possibilitou uma interação dinâmica entre os colegas, promovendo experiências e aprendizagens variadas. Essa prática é fundamental para nós, futuros pedagogos, pois facilita a gestão da sala de aula de forma leve e descontraída, ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos e a confiança entre professor e alunos”, ressaltou.
Por: Paula Lima