Alunos de Pedagogia refletem sobre o ensino da Língua Portuguesa a partir de práticas inovadoras


Por em 27 de May de 2025



Alunos do Curso de Pedagogia do Polo São Raimundo das Mangabeiras participaram de uma aula marcada pela inovação e pela reflexão crítica na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, ministrada pelo Prof. Dr. Elinaldo Silva.

Com o tema “Repensando os objetos e os objetivos de ensino da Língua Portuguesa”, a atividade foi estruturada a partir de metodologias ativas, como rotação por estações e estudo de caso, promovendo uma experiência dinâmica e colaborativa entre os estudantes.

O objetivo central foi estimular os futuros pedagogos a refletirem sobre o que ensinar e como ensinar Língua Portuguesa nos anos iniciais, considerando as práticas sociais de linguagem. As estratégias adotadas priorizaram a articulação entre teoria e prática, colocando os alunos no centro do processo de aprendizagem.

Durante a rotação por estações, os acadêmicos vivenciaram atividades voltadas para os eixos da leitura, escrita, oralidade e análise linguística, utilizando materiais didáticos, analisando planos de aula e solucionando situações-problema. No momento dedicado ao estudo de caso, foram desafiados a discutir e propor soluções para desafios reais enfrentados por docentes na sala de aula.

O Professor Elinaldo destacou a importância dessa abordagem para a formação dos licenciandos. “Essa experiência é fundamental para que os licenciandos compreendam que o objeto e os objetivos do ensino da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais não se resumem a conteúdos gramaticais isolados, mas envolvem práticas de linguagem em contextos reais. As metodologias ativas ajudam a consolidar essa compreensão de forma prática e significativa”, disse ele.

O envolvimento dos estudantes foi evidente ao longo da atividade. Para Laila Miranda de Brito, a vivência proporcionou um aprendizado que vai além dos conteúdos teóricos. “Foi desenvolvida uma metodologia diferenciada, a rotação por estações, que possibilitou uma interação dinâmica entre os colegas, promovendo experiências e aprendizagens variadas. Essa prática é fundamental para nós, futuros pedagogos, pois facilita a gestão da sala de aula de forma leve e descontraída, ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos e a confiança entre professor e alunos”, ressaltou.

Por: Paula Lima



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