Coordenadora do Programa Ensinar reúne-se com Prefeito de São Bento e discute novos cursos para o município
Por Paula Lima em 7 de May de 2025
O reitor Prof. Dr. Walter Canales, acompanhado da Pró-reitora de Graduação, Profa. Dra. Monica Piccolo, e da Coordenadora Geral do Programa Ensinar, Profa. Dra. Maria Goretti Cavalcante, recebeu, na manhã desta terça-feira (06), no gabinete da Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) – Campus Paulo VI -, o prefeito de São Bento, Dino Penha, para discutir a possibilidade de implantação de novos cursos de graduação presencial naquele município, com o objetivo de beneficiar toda a região da Baixada Maranhense.
Na oportunidade, o reitor fez uma panorâmica da Uema e seus cursos em funcionamento nos vários municípios do Maranhão, bem como seus impactos na formação das comunidades locais. O reitor ressaltou que o prefeito Dino Penha, veio tratar de perspectivas para o Campus de São Bento, expondo suas aspirações para aquele município. “Nós expomos o impacto dessa iniciativa, no sentido de que, com isso, podemos alcançar mais alunos, com o avanço da educação superior em nosso Estado”, destacou Walter.
A Coordenadora Geral do Programa Ensinar, Maria Goretti Cavalcante, ressaltou o compromisso da Uema com a interiorização do ensino superior público e com a formação de professores para a educação básica. “O Programa Ensinar tem desempenhado um papel fundamental na formação de licenciados em diversas áreas do conhecimento, especialmente nos municípios do interior. A possibilidade de ampliar a oferta de cursos em São Bento representa não apenas um avanço institucional, mas também uma resposta concreta às demandas da população da Baixada Maranhense por uma educação de qualidade e transformadora”, ressaltou.
Para o prefeito, a grande importância de uma universidade é o desenvolvimento de uma população, e São Bento conta com uma grande estrutura, que é a segunda maior da Uema, perdendo somente para o Campus de São Luís. “Conversamos com o governador Carlos Brandão e ele prontamente nos ouviu, demonstrando vontade de colocar mais cursos à disposição da população do nosso município e da região”, apontou Dino.
A proposta do prefeito na reunião com o reitor foi a implantação dos cursos de Matemática, Letras-Inglês e Pedagogia (Programa Ensinar), Serviço Social, Nutrição e Psicologia (Regular), com previsão para 2026. E, para 2027, foi ventilado a possibilidade do Campus ganhar os cursos Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
No município o Programa Ensinar já oferta os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Física.
Fotos: Rafael Carvalho