Educação menstrual na zona rural de Barreirinhas: projeto da Uema promove saúde, dignidade e sustentabilidade para meninas e mulheres
Por Paula Lima em 8 de May de 2025
A estudante Maiara de Sousa, do curso de Geografia do Programa Ensinar Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão, Polo Barreirinhas, foi contemplada em 2023, junto com a Profa. Dra. Regina Célia de Castro Pereira, com o projeto de extensão “A Experiência de Menstruar: recortes para falar sobre a vulnerabilidade social e a pobreza menstrual na zona rural de Barreirinhas – MA”, que integra o Projeto Mais Extensão da universidade.
A iniciativa tem como objetivo promover ações de educação menstrual com meninas e mulheres dos Povoados Cantinho, Vila São José e Santo Antônio, situados na zona rural de Barreirinhas. As atividades se concentram em oficinas, rodas de conversa e entrega de kits menstruais sustentáveis, com foco na saúde, meio ambiente e na dignidade menstrual.
“Desde as primeiras visitas, especialmente com o apoio das agentes de saúde, fomos muito bem recebidas. A comunidade demonstrou grande interesse pelo projeto, principalmente por tratar de um tema que ainda é pouco discutido no dia a dia, mas que impacta diretamente a vida de muitas mulheres”, relatou Maiara.
A proposta nasceu a partir do interesse pessoal da própria estudante, que pesquisa sobre menstruação sustentável e educação menstrual desde 2020, antes mesmo de entrar na graduação. “Entrar na universidade e, posteriormente, participar deste projeto de extensão fortaleceu ainda mais meu olhar como pesquisadora. Como estudante de Geografia, venho desenvolvendo um olhar mais sensível às desigualdades sociais e às dinâmicas territoriais”, afirmou.
Para a professora Regina Célia, orientadora do projeto, a proposta se destaca tanto pelo tema quanto pela metodologia. “Por um lado, o referido projeto é relevante porque aborda um tema urgente, que precisa ser mais conhecido e discutido na sociedade; por outro, está sendo desenvolvido em três povoados do município de Barreirinhas, locais onde a vulnerabilidade social evidencia diversos problemas, entre eles a falta de dignidade menstrual”, ressaltou.
A professora, ainda, complementou: “Destacamos também a oportunidade de participação conjunta de estudantes do Programa Ensinar e do ensino presencial da UEMA, atuando lado a lado no Projeto Mais Extensão — uma iniciativa voltada à inserção em diferentes realidades do nosso Estado. Esses aspectos enriquecem a formação profissional, fortalecem a presença da UEMA nas comunidades e reafirmam a importância de recursos para a extensão universitária”.
O projeto, que iniciou em 2024 e se estende até 2026, também conta com a participação das alunas extensionistas Rayane Nascimento (Polo Barreirinhas – Programa Ensinar) e Thayza Moreira (São Luís – Geografia regular). Juntas, as estudantes atuam lado a lado na execução das ações, promovendo trocas de saberes e vivências com as comunidades envolvidas.
A experiência no campo tem sido enriquecedora para todas as participantes. “Estar na comunidade, compartilhar conhecimentos e apresentar alternativas ecológicas disponíveis no Brasil, além de ouvir histórias e experiências, foi algo transformador e de grande valor para esta etapa do projeto”, destacou Maiara.
As próximas etapas do projeto incluem a continuidade das oficinas com grupos distintos de meninas e mulheres, além da entrega de mais kits menstruais sustentáveis. A expectativa é de que as participantes não apenas adotem os produtos ecológicos, mas se tornem multiplicadoras de informações sobre saúde menstrual e preservação ambiental — uma temática especialmente importante para quem vive às margens do Rio Preguiças, um dos maiores patrimônios naturais da região.
Por: Paula Lima