Estudantes de Pedagogia do Polo Nova Olinda do Maranhão promovem painel criativo e crítico sobre a História da Educação no Brasil


Por em 21 de May de 2025



O último final de semana foi de intensa atividade acadêmica e reflexão crítica para os alunos de Pedagogia do Polo Nova Olinda do Maranhão. A turma mergulhou na história da educação brasileira durante os períodos Colonial e Imperial, protagonizando um painel integrado que uniu pesquisa, arte, análise histórica e consciência social.

Sob a orientação da Profa. Iracyran Corrêa Conde, na disciplina de História da Educação Brasileira, os estudantes apresentaram os resultados de um processo coletivo de estudo e construção de conhecimento. O objetivo da atividade foi promover uma compreensão crítica dos principais eventos, movimentos e personagens que moldaram o ensino no Brasil, permitindo conexões profundas com as desigualdades ainda presentes no sistema educacional atual.

As apresentações surpreenderam pela criatividade e diversidade de formatos. Encenações teatrais, debates inspirados em programas de rádio e até uma “receita simbólica” da educação colonial — com ingredientes como exclusão, controle da Igreja e a ausência de acesso para negros, indígenas e pessoas escravizadas — foram utilizados com sensibilidade e olhar crítico.

“Houve intensa participação da turma na atividade, onde os alunos puderam compreender a educação brasileira sob a perspectiva histórica, além de reconhecerem a diversidade e as desigualdades presentes na história da educação brasileira”, destacou a professora.

Mais do que uma avaliação, o momento foi vivido como uma experiência formativa viva, que mobilizou o conhecimento, a arte, a crítica e a emoção dos envolvidos.

Para Raynan Mendes, o painel foi fundamental para entender os desafios e avanços do ensino brasileiro. “Participar dessa atividade voltada à educação brasileira foi uma experiência enriquecedora e fundamental para a ampliação do conhecimento sobre os desafios e avanços do ensino no país. Ela proporcionou espaços de reflexão sobre os problemas enfrentados pelas diferentes esferas do nosso sistema educacional ao longo do tempo e colaborou na compreensão de como esses processos moldaram e impactam a nossa educação atual”, disse ele.

A estudante Nildetes Pereira emocionou a turma ao interpretar uma professora negra durante o período colonial. “Nosso seminário foi uma experiência marcante, onde usamos o teatro para contar uma história que ainda ecoa nos dias de hoje: a luta dos negros pelo direito à educação no Brasil Colônia e Império. Foi emocionante dar vida a uma personagem que, apesar de todas as dificuldades, encontrou na leitura uma forma de liberdade e esperança”, ressaltou.

A turma mostrou que estudar História da Educação é também olhar para o presente com consciência crítica e vontade de transformação.

Por: Paula Lima



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