Programa Ensinar inaugura Laboratório Interdisciplinar no Polo de Pastos Bons e fortalece ensino de Química na região


Por em 27 de May de 2025



A Coordenação Científica do Programa Ensinar de Professores da Universidade Estadual do Maranhão realizou, no dia 24 de maio, uma visita técnico-científico-pedagógica ao Polo de Pastos Bons, marcada pela inauguração do Laboratório Interdisciplinar do Curso de Química Licenciatura.

O evento contou com a presença do Diretor do Curso de Química Licenciatura, Prof. Dr. Adilson Luís Pereira Silva; do Coordenador Científico do Programa Ensinar, Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva; da Assistente de Laboratório da Coordenação Científica, Profa. Wilma Leandro Carvalho; da Coordenadora do Polo de Pastos Bons, Profa. Dayana Rakel Correa de Souza, além dos acadêmicos do curso de Química.

Na ocasião, o Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva destacou a importância da iniciativa, que reflete o compromisso da Uema e da gestão do reitor Prof. Walter Canales Santana e da Coordenadora Geral do Programa Ensinar, Profa. Dra. Maria Goretti Cavalcante, com a expansão e a qualidade da educação superior pública no Maranhão.

“A inauguração do Laboratório Interdisciplinar do Curso de Química Licenciatura no município de Pastos Bons foi uma ação didático-pedagógica ampliada: ganham os estudantes do Programa Ensinar, ganham os estudantes e professores da Educação Básica do município, que também terão acesso às dependências do laboratório, e ganha a sociedade, que terá professores de Ciências e Química mais preparados para as aulas”, afirmou.

O Diretor do Curso de Química Licenciatura, Prof. Dr. Adilson Luís Pereira Silva, também enfatizou o impacto do novo espaço na formação dos acadêmicos. “O laboratório é uma conquista fundamental para a consolidação do curso no polo, pois permite que os alunos desenvolvam competências práticas essenciais para sua futura atuação como professores de Ciências e Química. É um ambiente que aproxima teoria e prática, favorecendo uma formação mais completa e qualificada”, ressaltou.

Para o acadêmico e líder da turma, Marlony Brandão Santos Lopes, o momento foi marcado por reconhecimento, diálogo e aprendizado coletivo. “No último sábado, tivemos a visita ilustre da coordenação científica e do nosso diretor de curso. Na ocasião, eles nos parabenizaram pelo tão sonhado laboratório interdisciplinar e nos deram orientações sobre as demandas do polo e seus responsáveis. Destacaram a importância da parceria entre os governos municipal e estadual, no que se refere ao Programa Ensinar. Foi uma manhã muito produtiva, que agregou bastante à nossa perspectiva sobre o laboratório e o trabalho minucioso que a coordenação realiza. Nosso agradecimento a todos os envolvidos nesse processo”, afirmou.

A Coordenadora do Polo, Profa. Dayana Rakel Correa de Souza, também celebrou a conquista, ressaltando a participação da gestão municipal. “A participação do prefeito Enoque Mota e do chefe de gabinete Francisco Nunes foi fundamental para que esse laboratório se tornasse realidade. Esse espaço é de suma importância para o aprendizado dos acadêmicos, pois permite a construção de novos conceitos, relacionando teoria e prática por meio de experimentações”, frisou.

O laboratório vai beneficiar estudantes do Programa Ensinar e professores da Educação Básica, promovendo ensino mais qualificado e alinhado à prática científica.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens