Acadêmicos de Letras realizam atividade prática sobre Políticas de Avaliação Educacional em Santa Luzia do Paruá


Por em 25 de June de 2025



Como parte da disciplina Avaliação Educacional e Escolar, ministrada pela Profa. Maria Elenilda de Araújo, acadêmicos do Curso de Letras do Polo de Santa Luzia do Paruá participaram de uma atividade orientada que propôs a investigação das concepções de políticas de avaliação da aprendizagem adotadas no município. A ação ocorreu durante a semana de 16 a 20 de julho e marca a primeira atividade prática da disciplina, reforçando a integração entre teoria e realidade educacional local.

O objetivo da atividade foi investigar, compreender e refletir sobre as práticas de avaliação interna e externa implementadas na rede municipal de ensino, a partir da análise de documentos, entrevistas e dados institucionais. Os acadêmicos organizaram-se em grupos e seguiram um roteiro previamente elaborado, utilizando como fontes o Plano Municipal de Educação (PME), documentos normativos da rede de ensino, relatórios do IDEB, entrevistas com professores e gestores escolares, além de informações disponíveis no site da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a professora Maria Elenilda, a proposta foi essencial para a formação crítica e investigativa dos alunos. “A atividade de coleta de dados em grupos sobre as concepções de políticas de avaliação no município de Santa Luzia do Paruá se mostrou de grande relevância para a formação acadêmica e crítica dos participantes. Esta experiência prática permitiu uma aproximação com a realidade educacional local, possibilitando a análise concreta das formas como as políticas de avaliação são compreendidas, implementadas e vivenciadas por profissionais da educação, gestores e comunidade escolar”, disse.

A professora ainda destacou o caráter colaborativo da atividade, que ampliou o olhar dos estudantes ao estimular o trabalho em grupo e a escuta de diferentes realidades: “Essa abordagem colaborativa favoreceu o debate construtivo entre os membros do grupo, enriquecendo a análise dos dados e contribuindo para uma reflexão mais profunda sobre os desafios e avanços da avaliação educacional no município”.

Como desdobramento da ação, os grupos deverão elaborar um relatório escrito com base nas informações coletadas e nos fundamentos teóricos dos autores Cipriano Luckesi e Jussara Hoffmann. A apresentação dos resultados está marcada para o domingo, 29 de julho, encerrando o ciclo da atividade com uma socialização das aprendizagens e reflexões desenvolvidas.

Para a aluna Ivoneide, “essa disciplina é importante porque permite que os futuros profissionais de educação entendam como a avaliação é aplicada na gestão educacional, desenvolvendo habilidades críticas para avaliar e melhorar a qualidade da educação. Além disso, a atividade prática ajuda a preparar os acadêmicos para lidar com situações reais no campo da educação, tornando-os mais capacitados para atuar de forma eficaz e consciente”.

A aluna Kalyne frisou que “a realização de coleta de dados sobre avaliação escolar na Secretaria de Educação do meu município me permitiu observar de perto como os registros e acompanhamentos são feitos, além de reforçar os conteúdos trabalhados em sala. Foi um momento de aprendizado que contribuiu diretamente para minha prática como acadêmica e professora”.

Por: Paula Lima



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