Alunos de Ciências Sociais do Polo Brejo têm aula de campo sobre sociologia contemporânea
Por Paula Lima em 17 de June de 2025
Alunos do curso de Ciências Sociais do Polo Brejo tiveram uma aula de campo promovida no âmbito da disciplina Sociologia Contemporânea, ministrada pelo Prof. Me.Tacilvan Alves. Intitulada “A contemporaneidade sociológica da formação de Brejo”, a atividade teve como objetivo provocar reflexões sobre os aspectos econômicos, políticos e sociais que moldam a realidade local na atualidade.
A aula de campo levou os discentes a explorarem diversos espaços simbólicos e históricos da cidade de Brejo. O percurso incluiu visitas às ruas centenárias, casarões antigos – alguns revitalizados e utilizados atualmente como sede da Prefeitura, Câmara de Vereadores e museus – como o Memorial da Família Macatrão, além de igrejas históricas e monumentos ligados à história indígena da região, como a pedra que remete à ancestralidade dos povos Muyrapura/Anapuru.
Durante a atividade, os alunos também dialogaram com comerciantes locais, antigos e novos vereadores, educadoras que marcaram gerações e a prefeita da cidade, Thamara Castro. A proposta foi aproximar os conteúdos debatidos em sala – como identidade, cultura, interseccionalidade, modernidade, pós-modernidade e memória coletiva – da realidade concreta vivida pela comunidade.
Para o professor Tacilvan Alves, a experiência foi fundamental. “A Sociologia Contemporânea nos exige uma leitura crítica do presente a partir da escuta e da observação. Ao andar pelas ruas de Brejo, ver seus prédios, conversar com sua gente, nossos estudantes não só estudaram a cidade – eles a sentiram. Essa aula foi um convite a pensar a modernidade não como um tempo abstrato, mas como algo que se manifesta em nossas ruas, em nossas histórias e no modo como ocupamos os espaços”, destacou o docente.
A estudante Kennia Pereira também ressaltou a importância da vivência. “A consciência histórica e o cuidado com o patrimônio público nos proporcionaram um gesto de respeito e memória coletiva. A visita à catedral, à prefeitura, à câmara e ao museu da Família Macatrão nos trouxe a vontade de manter viva a essência de uma cidade que resiste ao tempo, firmada na sua história, na sua cultura e no orgulho do seu povo em sua contemporaneidade”, frisou.
Já a aluna Keila da Silva Nascimento destacou o valor simbólico do percurso. “Conhecemos casarões, ruas tradicionais, a Igreja Matriz, a Prefeitura e o Museu, que abriga peças da época da escravidão, móveis de engenhos, moedas e livros históricos. Muitos de nós, mesmo sendo brejenses, não conhecíamos esse acervo. Foi uma aula repleta de conhecimento. O professor Tacilvan foi excelente ao nos conduzir nesse resgate da nossa própria história”, ressaltou.
A atividade demonstrou o potencial da Sociologia em promover o diálogo entre teoria e prática.
Por: Paula Lima