Alunos de Ciências Sociais do Polo Colinas produzem documentários sobre manifestações culturais locais


Por em 11 de June de 2025



A turma de Ciências Sociais do Polo Colinas participou de uma experiência acadêmica singular por meio da disciplina de Sociologia Contemporânea, ministrada pelo Prof. Dr. Fladney Francisco da Silva Freire. A atividade central foi uma aula de campo com objetivo de promover uma vivência prática, crítica e reflexiva sobre a realidade sociocultural do município.

A iniciativa teve dois momentos principais: a pesquisa de campo, realizada no dia 31 de maio, e a apresentação dos documentários no dia 8 de junho. A proposta final do projeto foi a produção de documentários temáticos, com base nas observações, entrevistas e registros audiovisuais realizados pelos próprios estudantes. Divididos em quatro grupos, eles abordaram elementos marcantes da cultura colinense: o Terreiro de Terecô, o Bumba meu boi, a Festa do Divino e as quadrilhas juninas.

Durante a pesquisa de campo, os alunos visitaram espaços onde essas manifestações acontecem, como terreiros, ensaios e celebrações. Entrevistaram mestres, brincantes, organizadores e moradores, recolhendo relatos que revelam a importância histórica e social dessas expressões culturais. Além disso, produziram registros fotográficos e em vídeo para compor os documentários, buscando capturar a riqueza simbólica e estética dessas tradições.

Para o professor Fladney Freire, a atividade representa mais do que uma prática pedagógica. “A Sociologia nos dá olhos novos para enxergar o mundo. Estudar essa disciplina não é apenas aprender conceitos, mas compreender a sociedade, suas relações e transformações”, afirmou.

Ele destacou, ainda, o papel da pesquisa como forma de engajamento social e valorização da cultura local. “Cada entrevista realizada, cada visita de campo e cada cena registrada são mais do que informações: são fragmentos vivos da nossa cultura, que merecem ser documentados e respeitados. Ao investigar o terreiro de terecô, o bumba meu boi, a festa do Divino e a quadrilha, vocês não apenas estudam, mas ajudam a manter vivas tradições que fazem parte da identidade do município de Colinas”, frisou.

Para os estudantes, o projeto foi uma oportunidade de aprendizagem fora da sala de aula, com impacto direto na formação acadêmica e cidadã. “O documentário produzido pela turma de Ciências Sociais de Colinas foi realizado no dia 31 de maio. Todas as equipes, com o auxílio do professor, realizaram entrevistas sobre os temas abordados, que incluíam algumas das festividades culturais da nossa cidade. O momento foi proveitoso e rico em aprendizados, proporcionando uma imersão nas diferentes culturas da região”, relatou a aluna Alice Lopes.

Com o projeto, os futuros cientistas sociais desenvolveram habilidades de pesquisa, análise crítica e produção audiovisual, ao mesmo tempo em que se aproximaram da realidade social e cultural de seu território.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens