Alunos de Geografia analisam desigualdades urbanas durante aula de campo em Teresina


Por em 3 de June de 2025



No último sábado, 31 de maio, alunos do curso de Licenciatura em Geografia do Polo Parnarama participaram de uma aula de campo interdisciplinar na cidade de Teresina (PI). A atividade integrou a disciplina Estudos Socioeconômicos do Brasil, ministrada pelo Prof. Dr. Magno Vasconcelos Pereira Junior.

O objetivo foi promover uma análise socioespacial das periferias urbanas da capital piauiense, observando, diretamente nos territórios, como se manifestam a pobreza, a desigualdade social e as fragilidades na estrutura urbana. A atividade reforça a proposta pedagógica de articular os conteúdos teóricos com a realidade concreta, preparando os futuros professores para uma atuação crítica e socialmente comprometida.

“Essa aula de campo permite aos estudantes confrontar a teoria com a realidade concreta. A observação direta de territórios periféricos amplia a compreensão das desigualdades socioeconômicas brasileiras e contribui para uma formação geográfica mais crítica, sensível e comprometida com a transformação social”, destacou o professor Magno Vasconcelos.

Na oportunidade, os estudantes visitaram bairros em situação de vulnerabilidade social e estrutural, realizando registros fotográficos, preenchendo fichas de observação e dialogando sobre os aspectos socioeconômicos identificados em campo.

O envolvimento dos alunos foi fundamental desde as etapas de planejamento até a realização da atividade. “Nós aprendemos muito nos livros, mas ver com os próprios olhos o que discutimos em sala transforma nosso olhar e reforça nossa responsabilidade como futuros professores”, afirmou a aluna Aldelita Oliveira.

Além da visita, os estudantes irão produzir relatórios reflexivos sobre as experiências vivenciadas, consolidando os aprendizados e fortalecendo a prática docente a partir de uma compreensão mais ampla dos desafios urbanos e sociais brasileiros.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens