Alunos de Letras do Polo Santa Luzia encenam obras de Eça de Queiroz
Por Paula Lima em 4 de June de 2025
Alunos do curso de Letras do Polo Santa Luzia realizaram uma atividade que uniu literatura e expressão artística: a “Teatralização do conto queirosiano”. Sob orientação do professor Dr. Rubenil da Silva Oliveira, a proposta integrou os conteúdos da disciplina Literatura Portuguesa das Origens ao Realismo e teve como foco a obra do escritor português Eça de Queiroz.
A atividade consistiu na leitura e adaptação de seis contos do autor — “Frei Genebro”, “Senhor Diabo”, “O Tesouro”, “A Aia”, “Singularidades de uma rapariga loura” e “Suave Milagre”. Divididos em grupos, os alunos transformaram as narrativas em roteiros teatrais, assumindo também a responsabilidade pela produção dos cenários, escolha dos figurinos e interpretação dos personagens.
De acordo com o professor Rubenil, a proposta teve como objetivo tornar o estudo da literatura portuguesa mais dinâmico e significativo, estimulando a leitura, a interpretação textual e a expressão criativa.
“A encenação das obras de Eça de Queiroz proporcionou aos alunos uma vivência prática do conteúdo estudado, fortalecendo a compreensão textual e o desenvolvimento da expressão oral e corporal. É uma maneira eficaz de unir teoria e prática, além de estimular o trabalho em equipe e a criatividade”, destacou.
O docente também ressaltou que, durante as apresentações, foi possível perceber um alto nível de envolvimento dos alunos. “Mesmo aqueles que normalmente são mais tímidos ou retraídos se permitiram viver intensamente os personagens, o que resultou em momentos de grande catarse literária. Isso nos motiva, enquanto professores, a aprimorar cada vez mais nossas metodologias de ensino”, completou.
Para o estudante Luís Henrique Duarte de Sousa, a experiência foi transformadora. “Foi um trabalho muito preponderante para o nosso aperfeiçoamento, especialmente no desenvolvimento da comunicação com o público. Além disso, nos permitiu compreender com mais profundidade as obras de Eça de Queiroz, vivenciando-as de forma intensa e significativa”, afirmou.
A atividade não apenas aprofundou o conhecimento dos alunos sobre a literatura realista portuguesa, como também apresentou uma estratégia que pode ser replicada futuramente em suas próprias práticas pedagógicas. Muitos dos participantes já atuam como professores na educação básica em Santa Luzia e reconhecem que a dramatização é uma ferramenta eficaz para estimular o interesse dos alunos pela leitura e pelos clássicos da literatura.
Por: Paula Lima