Alunos de Matemática realizam pesquisa de campo em comunidade ribeirinha de Buriti


Por em 11 de June de 2025



Alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Polo Buriti realizaram uma pesquisa de campo na comunidade ribeirinha do Mocambinho, localizada no município. A iniciativa faz parte do projeto “A Matemática das Águas”, desenvolvido na disciplina Prática Curricular na Dimensão Político-Social, sob orientação do Prof. Me. Evandro Brito da Silva.

O objetivo do estudo foi analisar, por meio de uma abordagem quantitativa, os aspectos econômicos relacionados à comercialização de peixes na região. Durante a visita ao povoado, os estudantes entrevistaram cinco pescadores locais, coletando dados sobre padrões de venda, variações de preço, sazonalidade e rentabilidade da atividade pesqueira.

A pesquisa foi conduzida pelos acadêmicos Ana Millen Andrade da Silva, Francivaldo Rocha Vaz e José Alves Campos, que utilizaram instrumentos como questionários e observação direta para compreender como a matemática está presente nas práticas cotidianas da comunidade. O trabalho buscou evidenciar a matemática como ferramenta de análise e interpretação da realidade social, especialmente em contextos tradicionais e historicamente marginalizados.

Para o professor Evandro Brito da Silva, a atividade representa uma oportunidade valiosa para o processo formativo dos futuros docentes. “A realização de um projeto de pesquisa em comunidades ribeirinhas que envolva a matemática representa uma oportunidade valiosa tanto para a formação docente quanto para a valorização dos saberes locais. Inserido como extensão do Programa Ensinar, esse tipo de iniciativa amplia os horizontes da prática pedagógica, promovendo o diálogo entre o conhecimento acadêmico e a vivência cotidiana das populações tradicionais”, afirmou.

Segundo ele, ao levar a matemática para o contexto ribeirinho, o projeto ajuda os alunos a perceberem como os conceitos matemáticos se manifestam na pesca, agricultura, navegação e na gestão dos recursos naturais. “Essa vivência promove uma formação mais sensível, crítica e contextualizada, além de estimular práticas pedagógicas inclusivas e socialmente comprometidas”, completou.

A estudante Ana Millen Andrade da Silva destacou o impacto da experiência. “Essa pesquisa está sendo de suma importância porque nos mostra como é a realidade de muitos pescadores e como a matemática pode ser usada para facilitar a produção e venda de peixes na região do Mocambinho. Foi muito gratificante ver como eles têm orgulho da região e da profissão deles”, frisou.

Para Francivaldo Rocha Vaz, o aprendizado vai além dos números, “a pesquisa está nos proporcionando aprendizagem e também uma conexão social com os ribeirinhos. Estamos podendo ver de perto a rotina deles e como fazem seu trabalho com muito amor e orgulho. Isso é gratificante”.

O projeto “A Matemática das Águas” integra as atividades do Programa Ensinar e evidencia a importância da articulação entre ensino, pesquisa e extensão na formação docente.

Por: Paula Lima



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