Alunos de Pedagogia do Polo Paulino Neves realizam seminário sobre a memória e identidade educacional do município


Por em 12 de June de 2025



Nos dias 5 e 6 de junho, os alunos do curso de Pedagogia do Polo Paulino Neves realizaram o I Seminário de História da Educação. O evento reuniu professores, autoridades e convidados em uma rica programação voltada para a reflexão sobre a construção de identidades, memórias e representações sociais no contexto educacional paulinevense.

Organizado dentro do componente curricular História da Educação, sob orientação do Prof. Dr. Paulino Santos, o seminário se destacou como uma iniciativa no campo das metodologias ativas, promovendo uma experiência de ensino-aprendizagem que valoriza a participação, a pesquisa e o protagonismo estudantil.

Durante o evento, os alunos apresentaram os resultados de uma ampla investigação sobre os elementos históricos e culturais de Paulino Neves. A culminância das atividades trouxe momentos marcantes, como encenações teatrais baseadas em histórias imaginárias e folclóricas, entre elas a encantadora Lenda do Peixe Encantado, além de apresentações culturais com a tradicional Dança do Caroço e a Dança de São Gonçalo, realizadas por grupos locais.

Um dos destaques foi a produção de um podcast que abordou o desenvolvimento da educação e do município, unindo tradição e inovação e abrindo espaço para reflexões mais contemporâneas sobre a história local.

O seminário também contou com a presença da vice-prefeita, Raimunda Costa Almeida, de professores aposentados — que atuaram antes mesmo da emancipação política de Paulino Neves — e de demais convidados da comunidade. A presença dessas figuras históricas trouxe emoção e nostalgia, reforçando o sentimento de pertencimento e identidade coletiva.

Para o professor Paulino Santos, responsável pelo componente curricular e idealizador da atividade, o seminário representa um marco para a educação local. “Foi emocionante ver os alunos se aprofundando na história do lugar onde vivem. Esse processo de descoberta e valorização da própria cultura fortalece o vínculo com a comunidade e forma educadores mais conscientes do seu papel social. A história da educação não está apenas nos livros, mas na memória viva das pessoas que ajudaram a construir essa trajetória”, destacou.

Além de proporcionar trocas de experiências e fortalecer os laços entre universidade e comunidade, o evento se consolidou como um espaço importante para pensar os rumos da educação local, valorizando a memória histórica e inspirando estratégias inovadoras para o futuro.

Por: Paula Lima



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