Aula de campo no Rio Pindaré fortalece formação dos alunos de Ciências Biológicas do Polo Santa Inês


Por em 5 de June de 2025



Alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Polo Santa Inês, participaram de uma aula de campo ao longo do Rio Pindaré e áreas adjacentes, como parte das atividades da disciplina Biologia e Sistemática de Criptógamos, ministrada pela Profa. Dra. Andrea Araújo do Carmo.

A atividade teve como objetivo geral identificar, tanto no campo quanto no laboratório, os principais grupos taxonômicos de criptógamos, além de possibilitar a análise da biota regional, realização de coletas, identificação das espécies por meio de chaves dicotômicas e elaboração de um diário de bordo, registrando todas as descobertas e aprendizados.

Durante a atividade, os acadêmicos puderam observar e coletar exemplares de algas, briófitas, pteridófitas e fungos, grupos que, segundo a professora Andrea, possuem grande importância ecológica e científica. “Este é um estudo de Biologia e Sistemática de Algas, Briófitas, Pteridófitas e Fungos, grupos pouco estudados, mas que são essenciais para o equilíbrio ambiental. Eles funcionam como bioindicadores de poluição e têm enorme potencial no desenvolvimento de pesquisas em biodiversidade, fármacos, biopolímeros e biocombustíveis, entre outros”, destacou a docente.

A professora também ressaltou que esse tipo de atividade prática é fundamental não só para a formação acadêmica, mas também para o desenvolvimento regional, uma vez que incentiva o conhecimento sobre a biodiversidade local.

Para a acadêmica Ana Paula, a experiência foi extremamente relevante. “Essas aulas de campo são de fundamental importância para que possamos ver na prática aquilo que estudamos nos livros e em sala de aula. Considero que, mesmo em um curso como o nosso, a ausência de atividades assim seria prejudicial para nossa formação e, consequentemente, para nossa atuação como futuros professores”, afirmou.

Por: Paula Lima



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