Química na Arte: alunos do Polo Brejo exploram a gestão escolar através do teatro


Por em 10 de June de 2025



No último sábado, 07 de junho, os alunos do curso de Licenciatura em Química do Polo Brejo participaram de uma aula especial que uniu conhecimento, sensibilidade artística e interação: a atividade “Química na Arte”, promovida pela professora Bárbara Freitas, dentro da disciplina Gestão Educacional Escolar.

Com o objetivo de relacionar teoria e prática, o momento buscou enfatizar as relações inter e intrapessoais no cotidiano escolar — e teve no teatro a principal ferramenta de engajamento dos estudantes. A proposta foi que os alunos encenassem situações vividas no ambiente educacional, a partir das discussões e conteúdos trabalhados durante os dois últimos fins de semana de aula.

Para a professora Bárbara, a escolha pela arte como estratégia pedagógica está ligada à potência que ela tem de envolver os alunos e facilitar a aprendizagem. “A atividade envolvendo arte sempre deve fazer parte da prática docente, pois envolve os alunos de forma prazerosa, facilitando o aprendizado”, disse.

A experiência foi bem recebida pelos estudantes. A aluna Renata Cibele destacou o impacto positivo da aula no processo de ensino-aprendizagem. “A aula de campo aconteceu de forma muito vantajosa para a nossa aprendizagem. Foi um momento de apresentarmos, de forma lúdica, o que aprendemos durante as aulas dos últimos dois finais de semana. Pudemos compartilhar opiniões a respeito de todo o processo de ensinar, principalmente sobre gestão escolar. Em complemento, a aula contribuiu de forma significativa para as relações interpessoais com demais colegas”, destacou.

Já Irany Cristina Soares reforçou a importância do espaço para diálogo e expressão. “A aula de campo foi um momento de troca de experiências e diálogo aberto. O teatro fez com que pudéssemos colocar em prática o que aprendemos com a professora em sala de aula. De forma prazerosa e educativa, foi uma aula excepcional. Parabéns à professora por nos proporcionar um momento ímpar e uma aula diferenciada”, frisou.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens