Alunos de Ciências Sociais do Polo Coelho Neto produzem recursos pedagógicos sobre altas habilidades/superdotação


Por em 29 de July de 2025




Nos dias 19 e 20 de julho, o Campus/Polo Coelho Neto foi palco de uma aula prática transformadora no curso de Ciências Sociais. Sob a orientação da Profa. Dra. Márcia Raika e Silva Lima, a atividade integrou a disciplina de Educação Especial e Inclusiva, com o objetivo de aprofundar a compreensão dos graduandos sobre os estudantes da educação especial e sua escolarização à luz da educação inclusiva.

A aula teve como foco promover reflexões críticas sobre os diferentes públicos da educação especial — em especial, os estudantes com deficiências, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação (AH/SD).

Os alunos foram desafiados a transformar o conhecimento teórico em práticas pedagógicas acessíveis e significativas para o contexto escolar.

A atividade propôs que os estudantes elaborassem recursos didáticos que pudessem subsidiar professores da educação básica na identificação, compreensão e acolhimento dos estudantes público da educação especial. Um dos produtos desenvolvidos que mais chamou atenção foi uma história em quadrinhos criada por um grupo de discentes, abordando de forma clara e sensível a realidade dos alunos com AH/SD.

Segundo a professora Márcia Raika, a disciplina foi construída a partir do diálogo com teorias e práticas que buscam romper com um histórico de exclusão e invisibilidade. “Ministrar essa disciplina me encanta, pois discutimos sobre um grupo de pessoas que, por muito tempo, foi excluído, segregado, integrado e que hoje luta por seus direitos de serem, de fato, incluídos”, destacou.

Ela também ressaltou o impacto do tema das altas habilidades/superdotação nos alunos: “Percebi que alguns graduandos se sentiram afetados e motivados a produzir uma história em quadrinhos justamente por compreenderem o quanto esse público ainda é desconhecido e invisibilizado nas escolas”.

O envolvimento dos estudantes foi marcado por descobertas e transformações. Para o aluno Antonio da Costa Bastos Filho, a experiência foi reveladora.

“Na disciplina de educação especial e inclusiva me deparei com o tema sobre estudantes com altas habilidades/superdotação – AH/SD. Me impressionei bastante pelo fato de não conhecer totalmente sobre o assunto. Após a leitura da dissertação da professora, consegui realmente entender quem são esses estudantes, quais são suas necessidades, que devemos atentar para as suas áreas de interesse e, principalmente, entendi que muita coisa que conhecemos sobre eles é mito, o que atrapalha que tenham o atendimento que precisam. Esse assunto me fez refletir e me incentivou a elaborar uma história em quadrinho para que as demais pessoas, principalmente os professores, entendam um pouco mais sobre eles. Altas habilidades/superdotação também é inclusão!”, frisou.

A aula destacou a atuação da universidade na formação de profissionais preparados para lidar com a diversidade nas escolas, com foco na inclusão, na qualificação técnica e na responsabilidade social.

Por: Paula Lima/Programa Ensinar



Últimas Postagens