Alunos de Matemática do Polo Alto Alegre do Pindaré visitam aldeia indígena Maçaranduba para estudar organização econômica e cultural
Por Paula Lima em 8 de July de 2025
Alunos do curso de Matemática do Polo Alto Alegre do Pindaré participaram de uma visita de campo à aldeia indígena Maçaranduba. A atividade integrou a disciplina de Matemática Financeira, ministrada pelo professor Francisco Miécio, e teve como objetivo aproximar os estudantes de diferentes realidades culturais, permitindo compreender a organização econômica e financeira de distintas comunidades.
Durante a visita, os alunos puderam conversar com os moradores da aldeia, observar o dia a dia da comunidade e analisar aspectos relacionados à sua organização econômica, como a produção de artesanato, a arte da pintura corporal — cuja execução é remunerada —, o plantio, a caça e outras fontes de renda. A atividade buscou ampliar o olhar dos futuros professores de Matemática para formas concretas e culturalmente situadas de organização financeira.
Para o professor Francisco Miécio, a ação foi uma oportunidade de aplicar o conteúdo da disciplina de maneira contextualizada e sensível às especificidades culturais. “A importância desse acontecimento é aplicar a matemática financeira no aspecto econômico e cultural da comunidade indígena, onde os alunos do curso de Matemática tiveram a oportunidade de aprender questões econômicas como, por exemplo, a pintura, em que os indígenas cobram pelo trabalho, e também o artesanato. Nessa atividade, os alunos podem pensar em como melhorar esses aspectos econômicos com as ferramentas da matemática financeira”, explicou o docente.
A experiência foi avaliada como enriquecedora pelos participantes. Para eles a visita proporcionou, além do conhecimento cultural, a análise dos detalhes das vivências desse povo. Compreender as fontes de renda, o papel de cada integrante, a arte, o plantio, a caça. Foi uma experiência de grande valia para todos os integrantes da turma.
Por: Paula Lima