Alunos vivenciam aula prática de Artrópodes e montam caixas entomológicas no curso de Ciências Biológicas do Polo Santa Luzia do Paruá
Por Paula Lima em 17 de July de 2025
No último domingo, 13 de julho, os alunos do curso de Ciências Biológicas do Polo Santa Luzia do Paruá participaram de uma aula prática na disciplina Invertebrados Celomados, ministrada pela Profa. Dra. Michela Costa Batista. O foco da atividade foi o estudo de artrópodes, com ênfase na morfologia externa dos insetos.
A aula envolveu diversas etapas práticas e pedagógicas. Durante a semana, os estudantes realizaram a coleta de insetos em suas próprias casas. Já no domingo, concentraram-se na alfinetagem e montagem dos espécimes, seguindo os protocolos de montagem de caixas entomológicas. Em seguida, utilizaram guias de campo e chaves dicotômicas para identificar as ordens dos insetos e outros artrópodes coletados. A última etapa da atividade consistiu na organização de uma ficha digital com as informações das ordens identificadas, consolidando o aprendizado.
Segundo a professora Michela, a atividade extrapola os muros da universidade ao oferecer uma proposta metodológica que pode ser replicada no ensino básico. “A montagem de caixas entomológicas é uma metodologia muito legal e relativamente fácil de fazer com os alunos, aplicável até mesmo no ensino básico, o que faz dessa uma prática perfeita para trabalhar com os alunos de licenciatura em biologia. Além disso, é uma aula prática que ajuda a desmistificar os insetos, que geralmente são vistos apenas como pragas”, disse.
A proposta despertou empolgação entre os estudantes. A aluna Patricia Azevedo Caetano destacou a riqueza da experiência: “A aula prática deste final de semana foi incrível! A aula da caixa entomológica foi superinteressante e divertida. Foi um desafio pegar os insetos, porém gostei especialmente de ver os diferentes tipos de borboletas e besouros, cada um com suas próprias cores e formas únicas. A aula foi muito prática e interativa, o que tornou o aprendizado ainda mais divertido. Amei muito montar a caixa com os meus colegas!”.
A atividade cumpriu seu objetivo ao integrar teoria, prática e formação docente.
Por: Paula Lima