Atividade avaliativa integra Literatura Infantojuvenil e teatro no curso de Pedagogia do Polo Paulino Neves
Por Paula Lima em 14 de July de 2025
O Programa Ensinar realizou, nos dias 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de junho, uma atividade avaliativa que uniu teoria e prática ao relacionar Literatura Infantojuvenil e teatro no curso de Pedagogia do Polo Paulino Neves.
A ação integrou a disciplina Literatura Infantojuvenil, ministrada pela Profa. Dra. Samara Liz Silva Machado, e teve como objetivo ir além da avaliação formal: buscou demonstrar, de maneira prática, aspectos centrais da literatura voltada para crianças e jovens, além de promover o diálogo entre a literatura e outras artes. A atividade também mostrou as diversas possibilidades de utilização da arte no processo de ensino-aprendizagem, preparando os futuros professores para práticas inovadoras na educação básica.
Durante a atividade, os alunos se envolveram integralmente em todas as etapas: desde a elaboração dos cenários, sonoplastia e roteiro, até a apresentação final. Para isso, mobilizaram conhecimentos teóricos sobre as obras literárias, fundamentos do teatro e estratégias de aplicação da literatura infantojuvenil no ensino.
Sobre a relevância da atividade, a professora Samara Liz destacou: “A prática do teatro relacionado com a literatura possibilita para o aluno visualizar todos os ensinamentos teóricos trabalhados em sala de aula, bem como abre a mente dos discentes para diversas possibilidades de trabalho na educação básica com a literatura infantojuvenil”.
A experiência evidenciou o compromisso do Polo Paulino Neves em promover uma formação pedagógica significativa, que articule teoria e prática e prepare educadores para atuar de forma criativa e sensível em sala de aula.
Por: Paula Lima